Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Em última reunião de 2019, Consecom elege nova presidência para mandato de dois anos

19 de Dezembro de 2019 às 16:28

Representantes do Conselho Comunitário (Consecom) da Ufopa estiveram reunidos na tarde desta quarta, 18 de dezembro, para o último encontro do ano de 2019. A reunião, realizada na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos (Sege), foi presidida pelo reitor, Prof. Hugo Diniz, e contou com a participação do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), dentre outras entidades.

Programa FormaPará - A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Solange Ximenes, apresentou aos membros a proposta da Ufopa para o programa FormaPará, uma iniciativa do governo do Estado para formar profissionais em cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, especialmente em localidades que não contam com a presença de universidades públicas. Pelo programa, serão lançados quatro editais com a pretensão de ofertar 80 cursos de graduação, intervalar e regulares, em todo o estado do Pará.

A proposta apresentada pela Ufopa à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) inclui a oferta de 16 cursos, sendo três bacharelados interdisciplinares: Ciências agrárias, Ciência e Tecnologia e Ciências da Terra; e 13 bacharelados profissionais: Gestão Pública, Biotecnologia, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Geologia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca.

A sugestão é que os cursos possam ser ofertados nos municípios de Rurópolis, Novo Progresso, Prainha e Terra Santa. Através de convênios, Rurópolis ainda poderia abarcar alunos de Placas e Uruará, assim como Terra Santa, que poderia atender alunos de Faro também. Há, ainda, a possibilidade de oferta de um curso em Santarém com reserva de vagas para alunos de Alenquer e Curuai.

A definição de municípios a serem atendidos e cursos a serem ofertados deverá ser divulgada no início de 2020, quando a Sectet formalizará a nota técnica de orçamento. “O primeiro curso provavelmente será ofertado no início do segundo semestre de 2020 em Rurópolis, onde já temos negociações bastante avançadas com a prefeitura”, ressaltou Solange Ximenes.

Novos cursos - Além dos cursos via FormaPará, professores da Ufopa apresentaram novas propostas de cursos para o campus-sede, em Santarém. O professor Vicente Rodrigues, do IEG, apresentou o curso de Engenharia Mecânica, cujo PPC está em análise na Proen. A intenção é que o curso possa ser ofertado no processo seletivo do segundo semestre de 2020. Há, ainda, da parte do Instituto, a intenção de que o curso de Engenharia de Controle e Automação volte a ser ofertado em 2022.

O docente Ricardo Scholes, representando o Centro de Formação interdisciplinar (CFI), apresentou a proposta de um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais. O curso, com duração de seis semestres, já conta com PPC aprovado pelo Consepe. “Mas a criação do curso ainda será submetida à aprovação do Consepe, na próxima reunião em 2020”, enfatizou Solange.

Ao fim da reunião, foi escolhida a nova presidência do Consecom. Por dois anos, a presidência será exercida pelo representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e a vice-presidência pelo membro do Serviço Social do Comércio (Sesc). A professora Andréa Leão, do Sindicato dos Professores da Ufopa (SindUfopa), foi escolhida como representante do Consecom no Consun.

Além do reitor, Prof. Hugo Diniz, e da vice-reitora, Profa. Aldenize Xavier, estiveram presentes à reunião: Nélio Aguiar, prefeito de Santarém; Roberto Branco e Seiichi Okada, da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces); Gracivane de Moura, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR); Adriano Araújo da Silva, do Instituto Federal do Pará (IFPA); Jacira de Melo, do Serviço Social do Comércio (Sesc); Mikhail Carvalho, do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan); Elvis Costa, do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan); Profa. Andréa Leão, do Sindicato dos Professores da Ufopa (SindUfopa); Prof. Marcos Prado, representante docente do Consun; Edson de Sousa Almeida, representante técnico do Consun.

19/12/2019

Integrantes do Consecom reúnem-se pela última vez em 2019 para eleger nova presidência.

Notícia em destaque