Ultima atualização em 19 de Dezembro de 2019 às 16:36

Em última reunião de 2019, Consecom elege nova presidência para mandato de dois anos

Representantes do Conselho Comunitário (Consecom) da Ufopa estiveram reunidos na tarde desta quarta, 18 de dezembro, para o último encontro do ano de 2019. A reunião, realizada na sala de reuniões da Secretaria Geral dos Conselhos (Sege), foi presidida pelo reitor, Prof. Hugo Diniz, e contou com a participação do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, e de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), dentre outras entidades.

Programa FormaPará - A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Solange Ximenes, apresentou aos membros a proposta da Ufopa para o programa FormaPará, uma iniciativa do governo do Estado para formar profissionais em cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, especialmente em localidades que não contam com a presença de universidades públicas. Pelo programa, serão lançados quatro editais com a pretensão de ofertar 80 cursos de graduação, intervalar e regulares, em todo o estado do Pará.

A proposta apresentada pela Ufopa à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) inclui a oferta de 16 cursos, sendo três bacharelados interdisciplinares: Ciências agrárias, Ciência e Tecnologia e Ciências da Terra; e 13 bacharelados profissionais: Gestão Pública, Biotecnologia, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Geologia, Geofísica, Ciências Atmosféricas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca.

A sugestão é que os cursos possam ser ofertados nos municípios de Rurópolis, Novo Progresso, Prainha e Terra Santa. Através de convênios, Rurópolis ainda poderia abarcar alunos de Placas e Uruará, assim como Terra Santa, que poderia atender alunos de Faro também. Há, ainda, a possibilidade de oferta de um curso em Santarém com reserva de vagas para alunos de Alenquer e Curuai.

A definição de municípios a serem atendidos e cursos a serem ofertados deverá ser divulgada no início de 2020, quando a Sectet formalizará a nota técnica de orçamento. “O primeiro curso provavelmente será ofertado no início do segundo semestre de 2020 em Rurópolis, onde já temos negociações bastante avançadas com a prefeitura”, ressaltou Solange Ximenes.

Novos cursos - Além dos cursos via FormaPará, professores da Ufopa apresentaram novas propostas de cursos para o campus-sede, em Santarém. O professor Vicente Rodrigues, do IEG, apresentou o curso de Engenharia Mecânica, cujo PPC está em análise na Proen. A intenção é que o curso possa ser ofertado no processo seletivo do segundo semestre de 2020. Há, ainda, da parte do Instituto, a intenção de que o curso de Engenharia de Controle e Automação volte a ser ofertado em 2022.

O docente Ricardo Scholes, representando o Centro de Formação interdisciplinar (CFI), apresentou a proposta de um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais. O curso, com duração de seis semestres, já conta com PPC aprovado pelo Consepe. “Mas a criação do curso ainda será submetida à aprovação do Consepe, na próxima reunião em 2020”, enfatizou Solange.

Ao fim da reunião, foi escolhida a nova presidência do Consecom. Por dois anos, a presidência será exercida pelo representante da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e a vice-presidência pelo membro do Serviço Social do Comércio (Sesc). A professora Andréa Leão, do Sindicato dos Professores da Ufopa (SindUfopa), foi escolhida como representante do Consecom no Consun.

Além do reitor, Prof. Hugo Diniz, e da vice-reitora, Profa. Aldenize Xavier, estiveram presentes à reunião: Nélio Aguiar, prefeito de Santarém; Roberto Branco e Seiichi Okada, da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces); Gracivane de Moura, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR); Adriano Araújo da Silva, do Instituto Federal do Pará (IFPA); Jacira de Melo, do Serviço Social do Comércio (Sesc); Mikhail Carvalho, do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan); Elvis Costa, do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan); Profa. Andréa Leão, do Sindicato dos Professores da Ufopa (SindUfopa); Prof. Marcos Prado, representante docente do Consun; Edson de Sousa Almeida, representante técnico do Consun.

19/12/2019

Integrantes do Consecom reúnem-se pela última vez em 2019 para eleger nova presidência.