Ultima atualização em 8 de Junho de 2021 às 19:32

I Simpósio de Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Plantas, Algas e Fungos Amazônicos ocorre on-line até sexta-feira, 11

Evento registra mais de dois mil inscritos

O I Simpósio de Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Plantas, Algas e Fungos Amazônicos ocorre em formato on-line até o próximo dia 11 de junho (sexta-feira). O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também irão proferir palestras no simpósio.

Com mais de dois mil inscritos, o simpósio começou nesta segunda-feira, 7 de junho, com palestras transmitidas “ao vivo”, no canal do Youtube SimbotAmazonia, com emissão de certificado de 20 horas de participação. Mais informações sobre o evento e as palestras aqui: https://www.even3.com.br/isimbotam2021.

O objetivo do evento é apresentar pesquisas e estudos de plantas, algas e fungos voltados para o domínio fitogeográfico Amazônia, principalmente as realizadas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Ao todo foram submetidos 75 resumos e videopôsteres por pesquisadores dos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará e outros. "É de extrema importância mostrar a ciência que fazemos aqui no Norte do país, região que carece de investimento na ciência, em estudos tanto na área da Botânica, como em outras áreas. Então, pode-se dizer que a importância é mostrar mais desse bioma e do Norte do Brasil, no geral", explica a egressa do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), uma das organizadoras do evento e mestranda do Inpa, Adriane Maciel de Araújo.

O professor Leandro Giacomin, do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, que está presidindo o evento, ressalta que as adaptações e tecnologias geradas pela pandemia para o trabalho remoto facilitam a inclusão nesse tipo de evento, atingindo um número maior de pessoas: "Nós recebemos inscrições dos 26 estados e Distrito Federal, sendo a maioria delas de estudantes de graduação vinculados a instituições públicas de ensino superior”.

O professor ressalta ainda a importância da ciência na vida das pessoas: “Mesmo em tempos de obscurantismo e desincentivo à ciência, ela permanece viva nas pessoas, na sua sede de conhecimento. As tecnologias desenvolvidas e difundidas para o trabalho remoto permitem que eventos como esse alcancem pessoas do país todo”. E conclui: “Para mim, é uma honra participar da organização desse evento, que mostra a força da ciência que produzimos em nosso país, que agora pode atingir as mais diversas regiões e classes sociais. Temos que continuar atuando para difundir a ciência que é produzida na região Norte, assim como as demandas existentes. Descentralizar o acesso ao conhecimento, lutar pela capilarização da ciência é fundamental em um país de proporções continentais como o nosso".

Sobre a comissão organizadora – Além do Prof. Leandro Giacomin (Ufopa) e de Adriane Maciel (mestranda do Inpa), a comissão organizadora conta também com os alunos de pós-graduação ou estágio pós-doutoral Caroliny Almeida Coelho (PPG-BOT/Inpa), Arnoldo Souza de Azevedo Filho (PPG-BOT/Inpa), Célia Cristine Bottke Soares (PPG-BOT/Inpa), Daniel de Paula Souza Assis (PPG-BOT/Inpa), Dirce Leimi Komura (PPG-BOT/Inpa) e Priscila Figueira de Souza Costa (PPG-BOT/Inpa), além da professora de Agroecologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Marta Regina Silva Pereira, e Maria Thamiris de Sousa Macedo (egressa do PPG-BOT/Inpa).

Mais informações:

Link da transmissão:

Comunicação/Ufopa, com informações do Prof. Leandro Giacomin e Assessoria de Comunicação da UEA

08/06/2021

Símbolo do evento, o macucu (Aldina heterophylla) é árvore nativa das campinaranas amazônicas