Ultima atualização em 17 de Julho de 2018 às 09:54

Emater-PA publica cartilha sobre compostagem produzida por alunos da Ufopa

Discentes do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia das Águas da Ufopa confeccionaram uma cartilha que ensina aos produtores rurais e agricultores familiares técnicas de produção de adubo orgânico a partir do processo de compostagem. Resultado do trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos Bruna Renata Campos Matos e Ricardo Henrique Mendes Lopes, sob orientação da docente Sâmia Rubielle Silva de Castro, a cartilha agroecológica foi publicada pela editora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) para ser utilizada nos municípios do Oeste do Pará.

Intitulada “Compostagem: como aproveitar os resíduos disponíveis em sua propriedade?”, a publicação visa divulgar técnicas viáveis sobre produção de adubo orgânico a partir do aproveitamento de resíduos orgânicos, especificamente esterco bovino. A cartilha é resultado de um estudo realizado pelos discentes no Parque de Exposição Alacid Nunes, em Santarém (PA). De acordo com a cartilha, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica de origem animal ou vegetal, que visa “a produção do composto orgânico (adubo) formado por matéria orgânica umidificada, extraída a partir da transformação de restos orgânicos (sobras de culturas, frutas, verduras, dejetos de animais, etc.) pela ação microbiana do solo”.

A cartilha foi impressa em junho deste ano pela editora da Emater Pará, através de parceria com escritório regional de Santarém, para ser distribuída nas dez unidades da Emater no Oeste do Pará, situadas nos municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, Curuá e Faro. “A editora da Emater aprovou o projeto da cartilha, bem como não modificou ou editou seu conteúdo. Assim, a pesquisa da Ufopa chegará aos produtores, agricultores familiares e técnicos rurais, para que eles possam se beneficiar com as informações contidas na cartilha”, explica Sâmia de Castro. Em breve, a publicação também estará disponível nas bibliotecas da Ufopa, Escola da Floresta e Parque da Cidade.

Confira aqui a Cartilha sobre Compostagem.

17/7/2018

Apresentação da cartilha na Emater-PA em Santarém. Foto: Acervo da Emater-PA.