Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Agosto de 2018 às 17:46

Encontro na Ufopa promove debate sobre empreendedorismo na Aquicultura


O II Encontro da Aquicultura do Oeste do Pará, que ocorre de 6 a 10 de agosto de 2018 no Auditório Wilson Fonseca da Ufopa, na Unidade Rondon, Santarém, abordou o tema “Mercado de trabalho e empreendedorismo na Aquicultura”, em palestra ministrada pelo professor Thiago Dias Trombeta.

Segundo o professor Thiago Trombeta, o Brasil possui um grande potencial na aquicultura para o futuro, já que dispõe de clima tropical em grande parte do país e grande potencial hídrico. A região Norte apresenta grande capacidade devido ao expressivo consumo de pescado, o que a torna uma região com boas expectativas para o mercado da aquicultura futuramente.

Com o mercado de trabalho ainda restrito na região, o profissional da aquicultura pode encontrar no empreendimento uma maneira de executar tudo o que aprendeu durante a faculdade. O professor relata que essa área ainda é muito carente de empreendedorismo, e o profissional que deseja empreender deve ser dinâmico, ter bom conhecimento técnico e estar atualizado com as informações, pois hoje a aquicultura está passando por algumas transformações tecnológicas e é necessário atentar para a maior intensificação da produção e adequar seu conhecimento para isso.

“Além do campo acadêmico, em que o profissional pode seguir mestrado e doutorado, na iniciativa privada ele pode prestar serviço de consultoria, elaborar projetos e diagnósticos e buscar empreender na área”, relatou o professor Thiago Trombeta.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/7fa704bc1e3ddec81e552d5f4da95a23.jpg

Além de debater o empreendedorismo na aquicultura, o encontro também abordou em suas palestras temas como “Baixas inclusões de farinha de krill reduzem a dependência de farinha de peixe e melhoram a eficiência alimentar do camarão Litopenaeus vannamei cultivado em alta salinidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Esaú Aguiar Carvalho, “Capacidade suporte na produção aquícola”, ministrada pelo Prof. Me. Paulo Brasil (Ufopa/Monte Alegre), além de contar com um minicurso de aquaponia, ministrado pelo Prof. Me. Carlos Antônio Zarzar (Ufopa/Monte Alegre).

Comunicação/Ufopa

10/8/2018

Notícia em destaque