Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Encontro na Ufopa promove debate sobre empreendedorismo na Aquicultura


10 de Agosto de 2018 às 17:43

O II Encontro da Aquicultura do Oeste do Pará, que ocorre de 6 a 10 de agosto de 2018 no Auditório Wilson Fonseca da Ufopa, na Unidade Rondon, Santarém, abordou o tema “Mercado de trabalho e empreendedorismo na Aquicultura”, em palestra ministrada pelo professor Thiago Dias Trombeta.

Segundo o professor Thiago Trombeta, o Brasil possui um grande potencial na aquicultura para o futuro, já que dispõe de clima tropical em grande parte do país e grande potencial hídrico. A região Norte apresenta grande capacidade devido ao expressivo consumo de pescado, o que a torna uma região com boas expectativas para o mercado da aquicultura futuramente.

Com o mercado de trabalho ainda restrito na região, o profissional da aquicultura pode encontrar no empreendimento uma maneira de executar tudo o que aprendeu durante a faculdade. O professor relata que essa área ainda é muito carente de empreendedorismo, e o profissional que deseja empreender deve ser dinâmico, ter bom conhecimento técnico e estar atualizado com as informações, pois hoje a aquicultura está passando por algumas transformações tecnológicas e é necessário atentar para a maior intensificação da produção e adequar seu conhecimento para isso.

“Além do campo acadêmico, em que o profissional pode seguir mestrado e doutorado, na iniciativa privada ele pode prestar serviço de consultoria, elaborar projetos e diagnósticos e buscar empreender na área”, relatou o professor Thiago Trombeta.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/7fa704bc1e3ddec81e552d5f4da95a23.jpg

Além de debater o empreendedorismo na aquicultura, o encontro também abordou em suas palestras temas como “Baixas inclusões de farinha de krill reduzem a dependência de farinha de peixe e melhoram a eficiência alimentar do camarão Litopenaeus vannamei cultivado em alta salinidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Esaú Aguiar Carvalho, “Capacidade suporte na produção aquícola”, ministrada pelo Prof. Me. Paulo Brasil (Ufopa/Monte Alegre), além de contar com um minicurso de aquaponia, ministrado pelo Prof. Me. Carlos Antônio Zarzar (Ufopa/Monte Alegre).

Comunicação/Ufopa

10/8/2018

Notícia em destaque