Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 2 de Agosto de 2018 às 11:34

“English Through Documentaries”: publicação valoriza cultura local para o ensino da língua inglesa


Será lançado no mês de agosto, durante o VIII Seminário de Iniciação Científica da Ufopa, o livro didático “English Through Documentaries”, destinado ao ensino de Inglês para alunos do 6° ano da zona rural do Oeste do Pará. Com enfoque nos elementos culturais da região, a publicação foi elaborada através do projeto “Produção e didatização de documentários para o ensino de Inglês na Educação Básica pública”, coordenado pelo professor Nilton Varela Hitotuzi, do Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (Celepi), com o apoio do Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Ufopa.

De acordo com Nilton Hitotuzi, a proposta para elaboração da publicação surgiu a partir da percepção de que os livros didáticos, voltados para o ensino de inglês nas escolas públicas, não incluem elementos locais. “É muito importante inserir a cultura local no material, pois possibilita que o aluno tenha uma aprendizagem mais significativa, partindo da realidade onde ele vive para dialogar com culturas de outros países”, afirma.

As unidades do livro foram divididas por temas com base na grade curricular das escolas. Durante a elaboração, foram avaliados os conteúdos que os alunos de 6° ano de escolas municipais devem estudar sobre a língua inglesa. “Nós apostamos nisso, que a inclusão de elementos da cultura local seja um fator que venha contribuir para motivar as crianças a estudar a língua inglesa em um contexto que se percebe pouco valor para o uso”, explica Nilton Hitotuzi. “Por exemplo, falar de trem-bala em um local onde a criança pode nem saber o que é um trem. Então, por que não falar de canoa primeiro, para depois introduzir um outro meio de transporte?”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/33b99c75059f671a9c7fd96b7caf0d9c.jpg

A acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/Inglês, Luiza Lobato Medeiros, coletou todos os materiais para os conteúdos do livro e fez as filmagens para os minidocumentários. Luiza foi até a área rural para filmar o cotidiano dos moradores e identificar os seus costumes. A lavagem de roupa nos igarapés foi um dos temas abordados nos vídeos, por ser uma prática bastante comum das áreas rurais. “Esses vídeos vão ser utilizados em diálogos com o livreto para os alunos terem esse estímulo audiovisual”, afirma a aluna.

A ideia principal é concluir um livro completo que possua oito unidades, tornando o ensino de inglês mais significativo para os jovens que habitam as áreas rurais. A partir daí, uma escola municipal da zona rural será escolhida para receber o projeto. Os professores receberão capacitação para utilizar o material didáticos e os acadêmicos observarão os resultados do projeto.

Comunicação/Ufopa

2/8/2018

Notícia em destaque