Ultima atualização em 5 de Março de 2020 às 12:05

Entidades de Santarém recebem doações arrecadadas na VIII Jornada Acadêmica

Uma ação desenvolvida durante a VIII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) arrecadou cerca de 500 itens de material de limpeza em geral e higiene pessoal que resultaram das inscrições nos eventos da Jornada. O material foi doado, na manhã da sexta-feira, 7 de fevereiro, a três entidades de Santarém que prestam assistência a idosos, adolescentes e crianças. O reitor Hugo Alex Diniz, a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Solange Ximenes, e o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, realizaram a entrega dos itens acompanhados de técnicos lotados na Proen.

O reitor Hugo Alex acompanhou a entrega nas três instituições e ressaltou a relevância social do trabalho desenvolvido em cada uma delas: “Uma das palavras-chaves da Universidade hoje é conexão, que foi o grande tema dos nossos dez anos; neste caso, conexão com a comunidade. Estamos aqui, mais uma vez, como resultado da nossa jornada acadêmica, na qual fizemos uma campanha para arrecadar material de limpeza; e hoje tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto cada uma dessas três entidades, e deixar a Universidade à disposição dessas entidades para nós nos aproximarmos ainda mais com trabalhos, como o que já vem sendo desenvolvido pela Profa. Iane Lauer no espaço Reviver, com a brinquedoteca linda e um trabalho maravilhoso dessa equipe coordenada por ela”.

Casa de Acolhimento Reviver – Na Casa de Acolhimento Reviver, que atende atualmente, além de conhecer a Brinquedoteca, a equipe conheceu um pouco mais do trabalho. “Atendemos aqui 17 crianças, de 1 a 17 anos, que estão sob medida de proteção. Elas chegam encaminhadas pela Vara da Infância”, explicou Geisiane Silva, assistente social.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Solange Ximenes, também acompanhou as entregas. Ela citou o exemplo dos campi fora de sede e evidenciou o compromisso social da Ufopa: “Desde 2016, a Universidade tem priorizado, no momento da inscrição na Jornada Acadêmica, a doação de itens, sejam de alimentação de higiene ou de limpeza, para doação a entidades no município de Santarém e nos campi também. Esta é uma ação importante da Universidade que consolida esse trabalho, consolida o compromisso social da instituição e dá um retorno para a comunidade do trabalho que a Ufopa vem desenvolvendo”.

Asilo São Vicente de Paulo – No asilo, a equipe foi recebida pelo coordenador Cledivaldo Silva do Nascimento, que dirige a instituição há 14 anos. Ele explicou que atualmente o asilo recebe 30 idosos oriundos de várias cidades da região que são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por 23 funcionários e mais voluntários. Ele destacou a importância da parceria: “Muito importante para nós, precisamos muito desse apoio para o atendimento aos nossos idosos”.

O coordenador de Estágio da Ufopa, Aldeci de Aquino, também acompanhou as entregas. Ele afirmou que vai fomentar junto aos professores a realização de estágios obrigatórios no asilo. “Já existe a parceria, falta aumentar o fluxo”, afirmou. A parceria com a Ufopa deve render frutos também com ações na parte externa, com retomada da horta do Asilo, que está sem plantio por falta de cuidados técnicos. “Já tivemos uma parceria semelhante com a creche Seara, podemos realizá-la aqui também’, afirmou Marcos Prado.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Marcos Prado, também integrou a comitiva da universidade durante a entrega dos produtos: “Esta é uma ação permanente que a Universidade vem desenvolvendo, que busca também uma aproximação com diversos setores da sociedade. Nós já temos em algumas dessas instituições professores que fazem atividades permanentes, e a gente espera fomentar essas ações”.

Sede da Pastoral do Menor – “Estamos de Portas abertas para receber esse tipo de ajuda”, exclamou uma das responsáveis pelos trabalhos na Pastoral, Andressa Araújo. Ela definiu a ajuda como “maravilhosa”. E acrescentou: “Pela quantidade, deve durar uns 3 meses. A nossa despesa costuma ser mais alta com material de limpeza, do que com alimentação”, concluiu. A Pastoral está em período de recesso e as atividades retornam na segunda-feira, 2 de março. “Veio em boa hora”, comemorou Andressa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/30c1386115a95d42f7c430e64a768468.jpg

Abaixo, seguem os telefones das entidades que receberam os produtos:

• Asilo São Vicente de Paulo (93) 3522-5416, falar com Cledivaldo Silva
  • Casa de Acolhimento Reviver (93) 99199-8742, falar com Geisiane Silva
  • Sede da Pastoral do Menor (93) 3522-5765, falar com Andressa Araújo

Lenne Santos Comunicação Ufopa

10/2/2020

Coordenador do Asilo São Vicente de Paulo recebe produtos doados por alunos da Ufopa, 7/2/2020. Foto: Lenne Santos.