Ultima atualização em 7 de Junho de 2018 às 09:08

Entrevista com pró-reitor Marcos Prado Lima (Procce)

Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce)

Considerando que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) se apoia nos princípios da universalidade do conhecimento, do fomento à interdisciplinaridade e da valorização das práticas regionais, a Procce visa aproximar esta instituição aos diferentes segmentos da sociedade. Para isto, deve receber, homologar e registrar propostas de ações de extensão de diferentes áreas do conhecimento, geradas pelas unidades acadêmicas ou administrativas e devidamente aprovadas por seus conselhos deliberativos.

Em sua estrutura organizacional, a Procce é composta por duas diretorias, a Diretoria de Extensão e a Diretoria de Cultura, e mais três coordenadorias. No total, 17 servidores estão lotados nesta pró-reitoria, que registra mais de 100 projetos de extensão cadastrados.

A Diretoria de Extensão (Direx) é responsável por gerenciar, estimular, aperfeiçoar e harmonizar as atividades de extensão universitária em parceria com a sociedade, por meio de programas, projetos, cursos e eventos que promovam ações e atuações comunitárias. Suas diretrizes estão em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária, pois promovem a integração entre universidade e sociedade para a troca de experiências, técnicas e metodologias, contribuindo para melhor formação profissional dos discentes da Ufopa.

A Diretoria de Comunidade e Cultura (DCC) é responsável pelas ações culturais, em consonância com o Plano de Cultura 2015-2017 e, ainda, com a Política de Cultura da Ufopa e com a Política Nacional de Cultura.

A Jornada Acadêmica é um evento realizado em parceria com outras pró-reitorias, como Proen, Proppit e Proges. O Salão de Extensão, evento coordenado pela Procce e realizado também em parceria, ocorre no âmbito da Jornada Acadêmica.

Na entrevista a seguir, o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Prof. Dr. Marcos Prado Lima (ICTA) expõe seus principais desafios à frente da Procce.

1) Qual o papel da Procce no âmbito da gestão da Ufopa?

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) tem como objetivos principais planejar, executar, coordenar e avaliar, de forma integrada, as ações de cultura e extensão, propiciando a integração do ensino, pesquisa e extensão em todos os campi da Ufopa. Cabe à Procce receber, homologar e registrar propostas de ações de extensão em diferentes áreas do conhecimento, geradas pelas unidades acadêmicas ou administrativas da Ufopa.

2) Alguma mudança será implantada na sua gestão à frente desta pró-reitoria?

Atualmente estamos em um momento de avaliação e planejamento das ações da Procce com o objetivo de dar maior celeridade no fluxo dos processos e potencializar o uso dos recursos para atender mais e melhor a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

3) Quais os principais desafios desta pró-reitoria para esta gestão?

A Procce possui muitos desafios que estão postos em nosso planejamento, mas gostaria de destacar dois principais. Primeiro, a curricularização da extensão em todos os PPCs dos cursos de graduação, e segundo o fomento de atividades de cultura e extensão nos campi de fora da sede da Ufopa.

Serviço: Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce)

Pró-reitor: Prof. Dr. Marcos Prado Lima

procce@ufopa.edu.br

Avenida Mendonça Furtado, 2946 – Bairro Fátima, Santarém, PA