Ultima atualização em 13 de Junho de 2018 às 15:47

Entrevista com pró-reitor Rogério Cruz (Proplan)

Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan)

A Proplan é responsável pelo processo de decisão e planejamento global da Universidade, no que se refere à coordenação geral do processo de transformação dos objetivos estratégicos da instituição em resultados para a sociedade (acadêmica e externa), visando o cumprimento da missão e da visão de futuro da Ufopa.

A Proplan é composta por duas diretorias: Diretoria de Planejamento (Diplan) e Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento Institucional (Diavi). A primeira é responsável pelo orçamento; estabelece a matriz de construção e organização estratégica deste orçamento.

Atualmente 14 servidores integram a equipe da Proplan, que está instalada no 4o andar da Unidade Amazônia da Ufopa.

“Essa matriz orçamentária deve ser transparente, eficiente e também demonstrar que o recurso público vai ser bem empregado”. A afirmação é do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor e administrador Rogério Cruz. Na entrevista abaixo, ele esclarece esta e outras atribuições que estão sob sua responsabilidade à frente da Proplan.

1) Qual o papel da Proplan no âmbito da gestão da Ufopa?

A Proplan é responsável pelo planejamento estratégico da universidade, que envolve toda a nossa estrutura administrativa. Porém, se fosse ressaltar um papel que é só desta pró-reitoria, eu diria que é o de facilitar que a universidade encontre o seu valor: o que só ela faz, qual o retorno que a Ufopa está dando à sociedade do Oeste do Pará? A sociedade consegue responder a essa pergunta por meio do planejamento estratégico de longo, médio e curto prazo, nossa principal responsabilidade frente a esta pró-reitoria. Tão importante e necessário quanto elaborar/planejar o orçamento é acompanhar a execução desse planejamento. Isso é feito por meio de indicadores (relatório de gestão, Ufopa em números, anuário estatístico, etc.) produzidos pela nossa equipe.

2) Alguma mudança será implantada na sua gestão à frente desta pró-reitoria?

Estamos nos preparando para realizar o nosso planejamento interno. A partir disso, vamos responder a algumas perguntas, entre elas, por exemplo se a estrutura organizacional que temos hoje está atendendo às nossas necessidades. Outra mudança que pretendemos implementar será a criação de uma nova diretoria, Diretoria de Gestão Estratégica (Digest), que vai capitanear uma outra necessidade que nós temos – digo todas as instituições federais –, que é a questão da modernização da governança. Nesse aspecto, há um leque de missões e tarefas que precisam ser cumpridas dentro das universidades, como por exemplo, o nosso mapeamento de processos, as competências, e também precisamos estabelecer critérios para determinar a qualidade dos nossos serviços ofertados. Enfim, tudo que envolve a modernização da governança deverá ficar sob a responsabilidade desta nova diretoria. É uma diretoria que está sendo criada não só aqui na Ufopa, mas por várias pró-reitorias pelo Brasil a fora, e que vai abraçar essa questão da modernização administrativa.

3) Quais os principais desafios desta pró-reitoria na sua gestão?

Um dos nossos maiores desafios é elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cuja entrega está prevista para o dia 5 de novembro. Será a Diavi a animadora desse processo, mas todos vamos participar. É importante ressaltar que o PDI e o orçamento perpassam todos os fluxos de trabalho da universidade. Após isso, iremos acompanhar, avaliar e medir esse planejamento. A partir daí, vamos nos perguntar se o planejamento que foi feito está exequível, se foi bem elaborado, se está de acordo com a nossa capacidade de execução.

4) Qual será o novo perfil da Proplan?

O desafio que nos foi posto é que a Proplan possa servir à universidade para que ela (Proplan) estabeleça objetivos para a universidade, pensando para a universidade, entregando um serviço de qualidade para seus públicos preferenciais, não para pequenos grupos, não para atender a um balcão de negócios. Nossa proposta é pensar a Ufopa estrategicamente. Esse é um desafio nosso que deverá ser cumprido pela equipe da Proplan.

Nós temos vários eixos para atuar ao longo desta gestão. Primeiro, temos que repactuar com nossos servidores o que é “planejamento”. Queremos que a Proplan seja um local ao qual as pessoas queiram vir trabalhar, porque será um ambiente produtivo, em que todos sintam orgulho de trabalhar, para que, assim, possamos então criar um ambiente de transparência tanto para os objetivos da universidade quanto para a execução do orçamento em si. Fazer com que a Ufopa pense estrategicamente, tenha objetivos e alcance esses objetivos e que possa gastar melhor o seu dinheiro, e que possa também estabelecer um pacto de qualidade com a sociedade. Hoje vemos uma ruptura que se dá entre servidores e universidade e entre sociedade e universidade. Parece que a Ufopa perdeu seu rumo. A Proplan vai ajudar a Ufopa a encontrar esse rumo, encontrar seus valores.

Serviço: Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan)

Pró-reitor: Prof. Rogério Cruz

proplan@ufopa.edu.br

Avenida Mendonça Furtado, 2946 – Bairro Fátima, Santarém, PA