Ultima atualização em 21 de Junho de 2018 às 17:10

Entrevista com pró-reitora Fabriciana Guimarães (Progep)

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)

Capacitação e desenvolvimento dos servidores; incentivo à qualificação e à progressão funcional; gerenciamento e supervisão da folha de pagamento; pagamento de benefícios aos servidores, como auxílio-saúde, assistência pré-escolar, auxílio-alimentação e transporte; ações de qualidade de vida no trabalho e saúde dos servidores, além do acompanhamento das ações de avaliação de desempenho dos servidores. Essas são algumas das atribuições da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), que tem como gestora a Profa. Ma. Fabriciana Vieira Guimarães (IEG).

Ao todo são 44 servidores lotados na Progep, que é formada por duas diretorias: Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) e Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV). A DSQV visa promover a saúde integral e segurança do servidor, proporcionando sua qualidade de vida e a responsabilidade social da instituição, junto à comunidade interna. Está amparada nos eixos da Política de Atenção à Saúde do Servidor/PASS. Também é responsável por gerenciar a Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS-Tapajós/Ufopa), que atende, além dos servidores desta Universidade, os servidores de demais órgãos federais localizados na cidade de Santarém.

Nesta entrevista, a pró-reitora Fabriciana Guimarães expõe os principais desafios da sua gestão.

1) Qual o papel da sua pró-reitoria no âmbito da gestão da Ufopa?

A Progep tem o papel de coordenar e gerenciar ações direcionadas a servidores técnico-administrativos e docentes que compõem o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), nos aspectos relativos ao desenvolvimento e à capacitação, envolvimento, além da qualidade de vida no trabalho e administração de pessoal. Estamos estruturados em duas diretorias. A DGDP é responsável principalmente por processos de aceleração, progressão e incentivo à qualificação, enquanto a DSQV fica responsável por promover eventos para melhorar a saúde do nosso servidor. Oferece também atendimento psicológico, assistência social, nutricionista, além de implementar programas voltados aos servidores que já estão consolidados, como Gestação Ativa, Atitude e Saúde, entre outros.

Em breve, a DSQV vai começar a realizar o projeto de atendimento nos campi fora da sede, chamado DSQV Itinerante. Já temos um calendário definido para o ano todo. Nossos servidores das diversas áreas, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos vão levar os mais variados serviços para os servidores que atuam fora da sede. Estamos nos planejando para unir as ações da DSQV e da DGDP nessas ações de fora da sede. Eles terão também informações funcionais, como por exemplo sobre o estágio probatório, que é uma demanda constante desses servidores que estão ingressando na Ufopa.

2) Alguma mudança será implantada na sua gestão à frente da Progep?

A principal mudança que estamos fazendo na Progep é entender o fluxo dos processos que se encontram parados nesta pró-reitoria, e dessa forma fazer um estudo que viabilize uma maior agilidade e transparência nos fluxos desses processos, que são de interesse de nossos servidores. Já estamos encaminhando muitos processos que estavam parados. Estamos mapeando esses processos e identificando qual o motivo de estarem parados, alguns deles desde 2015. Em breve, os servidores (docentes e técnicos administrativos) começarão a perceber que os fluxos dos processos já estão mudando aqui na Progep. Para evitar esse tipo de problema no futuro, pretendemos estabelecer fluxo para essas rotinas: por exemplo, todo processo precisar ter um prazo determinado para permanecer na Progep.

Vamos iniciar ações direcionadas especificamente para a saúde dos servidores. Vamos elaborar um calendário para que todos os servidores realizem exames periódicos. Vamos iniciar e fazer esse controle, que é uma exigência. Ainda não temos um calendário fechado, mas já estamos iniciando o planejamento para fazer esse acompanhamento, que precisa ser feito periodicamente de 2 em 2 anos.

3) Quais os principais desafios da pró-reitoria para esta gestão?

Atualmente a Progep tem apenas executado as tarefas que são exigência do seu perfil. Não podemos agir apenas dessa forma; temos que melhorar nossos fluxos para que possamos começar a pensar em ações para atuar na área de resolução de conflitos, tentar melhorar a qualidade de vida dos nossos servidores, identificar nossos problemas como um todo. Precisamos avançar na questão de progressão dos docentes. Nós temos cerca de 200 processos de progressão de docentes sem definição. Resolver essa questão é um dos nossos desafios.

Entre os nossos principais desafios está o de colocar em prática o Assentamento Funcional Digital (AFD), que objetiva agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisões, resguardar os direitos e os deveres dos órgãos, das entidades e de seus agentes. Esta é uma determinação do Governo Federal e nós temos um prazo curto para cumpri-la.

E colocar em prática o Dimensionamento Pessoal. A aplicação vai ajudar na adequação do quantitativo ideal de pessoas, apontar indicadores de necessidades de automação e realizar o mapeamento de processos e de competências.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Serviço: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)

Pró-reitora: Profa. Ma. Fabriciana Guimarães

progep@ufopa.edu.br

Local: Avenida Mendonça Furtado, nº 2946 – Bairro Fátima, Santarém, PA