Ultima atualização em 30 de Maio de 2018 às 17:46

Entrevista com pró-reitora Solange Ximenes (Proen)

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen)

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) é responsável pela proposição, coordenação, avaliação e alteração das políticas de ensino de graduação (presencial e a distância), em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional e na legislação vigente, em cooperação com as unidades acadêmicas e administrativas da Ufopa. A Prof. Dra. Solange Helena Ximenes Rocha é a pró-reitora de Ensino de Graduação.

Estão ligadas diretamente à Proen duas diretorias: Diretoria de Ensino, que acompanha e avalia as políticas de ensino de graduação, presencial e a distância, em articulação com as unidades e subunidades acadêmicas; e Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), que controla as informações referentes ao percurso acadêmico dos discentes de acordo com a legislação e as normas internas da Instituição.

Já a Secretaria elabora, controla, recebe e despacha documentos e processos, informando aos interessados a sua tramitação, bem como assessora a pró-reitora e atende aos usuários, informando e dirimindo dúvidas. Para fazer girar essa engrenagem, a Proen dispõe de 27 servidores.

Ao todo são 49 cursos de graduação ofertados em Santarém e nos campi fora da sede: 10 licenciaturas, 3 licenciaturas integradas, 30 bacharelados e 6 bacharelados interdisciplinares, com quase 7 mil alunos matriculados.

Nesta entrevista, a pró-reitora Solange Ximenes esclarece o papel da Proen, apresenta algumas novidades que pretende implantar de imediato e fala dos desafios de sua gestão.

1) Qual o papel da sua pró-reitoria no âmbito da gestão da Ufopa?

A Proen é responsável pela política de ensino de graduação e deve desenvolvê-la alinhada à política nacional, na interface com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Assim, o trabalho desenvolvido é dinâmico, porque a política também é. Face ao exposto, propõe a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, das normativas internas (resoluções, portarias) e discute coletivamente as alterações necessárias, visando a atender aos dispositivos legais vigentes. A Proen tem, assim, papel estratégico na regulamentação dos cursos, orientação sobre a legislação da educação superior, revisão e atualização do regimento de graduação, proposição do calendário acadêmico, entre outros.

2) Alguma mudança será implantada na sua gestão à frente da pró-reitoria?

O principal encaminhamento que daremos diz respeito ao planejamento estratégico das ações a serem implementadas. Tais ações são organizadas em sete grandes eixos, que congregam 37 objetivos estratégicos. Os eixos de ação são: Regulamentação e Gestão; Acesso e Permanência; Educação a Distância; Relação com a Educação Básica; Modelo Acadêmico; Avaliação Institucional e Capacitação Docente. A revisão, a adequação e a ampliação das metas qualitativas e quantitativas de cada eixo de ação serão construídas coletivamente pela equipe da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação a partir das expertises locais e em conformidade com as especificidades do trabalho a ser desenvolvido.

3) Quais os principais desafios da Proen para esta gestão?

Posso destacar alguns desafios: implantar a educação a distância, garantindo que se dê com qualidade; garantir a consolidação dos cursos nos campi fora da sede; promover a atualização do Regimento de Graduação; acompanhar a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos às normativas legais; consolidar a política de ações afirmativas; acompanhar o percurso acadêmico dos estudantes.

Tais desafios podem ser enfrentados a partir de uma discussão coletiva no Fórum de Graduação, que estará funcionando ainda neste ano. O Fórum de Graduação será um importante espaço de diálogo no qual toda a comunidade acadêmica poderá participar e auxiliar na consolidação de um projeto de universidade inclusiva, plural e democrática.

Serviço: Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen)

Pró-reitora: Profa. Dra. Solange Ximenes

proen@ufopa.edu.br

Avenida Mendonça Furtado, 2946 – Bairro Fátima, Santarém, PA