Ultima atualização em 11 de Março de 2021 às 14:59

Equipe do Labimol é vacinada contra Covid-19

Grupo faz parte do enfrentamento da pandemia com a manipulação de material para testes PCR

Na tarde desta quarta-feira, 10 de março, pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará que atuam no Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol) foram vacinados contra a Covid-19, com doses enviadas pela prefeitura de Santarém.

A vacinação é uma medida de proteção da equipe, que trabalha diariamente no laboratório manipulando material que contém o vírus. Nove pessoas foram imunizadas na ação, sendo dois professores da Ufopa, seis residentes do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa – do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – e um voluntário.

Em 2020, na primeira etapa de funcionamento do Labimol, de julho a dezembro, foram realizados mais de 7 mil testes PCR, atendendo a 21 municípios da região. Hoje, o laboratório está na segunda fase de trabalho, lançada com a inauguração de suas novas instalações, no dia 24 de fevereiro.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/fea11a6972ad22bc6d0674c81d6dcffc.jpg
Professor Marcos Prado, coordenador do Labimol, sendo vacinado.

Central Analítica da Ufopa

O Labimol foi incorporado à Central Analítica da Universidade Federal do Oeste do Pará, passando a funcionar no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), na Unidade Tapajós, Campus Santarém.

Atualmente, o laboratório funciona com estrutura da Ufopa e recursos da Fundação Alcoa, tendo o apoio do Governo do Estado. O trabalho também é desenvolvido com a parceria da Prefeitura de Santarém e com a coordenação da Nona Regional da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).

Quadro agravado na pandemia

Do dia primeiro de março até esta quarta-feira, foram realizados 400 testes, nesta segunda etapa das ações do Labimol. O resultado aponta um agravamento no quadro da pandemia, considerando que, dos testes realizados, 77% são positivos para o novo coronavírus. São exames dos municípios das regiões do Tapajós e do Baixo Amazonas (Alenquer, Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão).

O maior quantitativo é o de Santarém, com 260 testes, dos quais 79% tiveram resultado positivo. Atualmente, o Labimol tem capacidade de análise de 93 testes por dia, e essas análises são feitas à medida que as amostras são enviadas pelos hospitais de Santarém e dos demais municípios do Oeste do Pará.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/236cd3eaf8bf13d067e213c077dbcc3f.jpg
Espaços no Labimol na Unidade Tapajós da Ufopa.

Matéria relacionada:

10/03/2021