Ultima atualização em 20 de Novembro de 2019 às 15:11

Esam Jr. é destaque no 3º Encontro Paraense de Empresas Juniores

A Engenharia e Serviços Ambientais (Esam Jr.) é uma empresa júnior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e ligada ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).  Durante o 3º Encontro Paraense de Empresas Juniores (EPAEJ), realizado em Tucuruí (Pará), nos dias 15, 16 e 17 de novembro, a Esam Jr. foi destaque pelos 23 projetos de alto impacto que executou em 2019.

Os projetos de alto impacto são aqueles que atendem pelo menos a um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização da Nações Unidas  (ONU) e que possui Net Promoter Score – NPS Promotor, garantindo a satisfação de seus clientes.

Promovido pela Federação Paraense de Empresas Juniores – Pará Júnior, o EPAEJ é um evento voltado para o desenvolvimento e amadurecimento do empresário júnior paraense. Durante três dias, os participantes discutem questões ligadas à inovação e à transformação através do empreendedorismo. Este 3º Encontro Paraense de Empresas Juniores teve mais de 130 participantes. As edições anteriores foram realizadas em Belém e Marabá.

Além da participação no evento, dois membros da Diretoria Executiva da Esam Jr. foram eleitos para integrar, em 2020, a Diretoria Executiva da Pará Júnior: Victória Vasconcelos, atual diretora-presidente da Esam Jr., e Victor Dutra, diretor de Projetos na Esam Jr. Na Pará Júnior, assumirão, respectivamente, os cargos de diretora de Formação Empreendedora e de diretor de Comunicação.

Projetos que se destacaram

Entre os projetos desenvolvidos em 2019 pela Esam Jr., destacam-se:

- Capacitação em Compostagem e Minhocultura no Centro Experimental Floresta Ativa, que reuniu moradores das comunidades da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns e possibilitou atividades de teoria e prática. A ideia do projeto foi disseminar a sustentabilidade promovendo o aproveitamento do material orgânico gerado e proporcionando iniciativas para geração de renda. A atividade contemplou os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o 12 (Consumo e Produção Responsáveis);

- Serviço de Relatório de Informação Ambiental Anual (RIAA) para uma grande construtora de Santarém. Contemplou os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis);

- Análise de solos em Juruti com o estudo para saber se a área analisada estava se recuperando de impactos ambientais negativos. Nesse projeto a Esam Jr. alcançou os ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o 15 (Vida Terrestre).

O Net Promoter Score

É uma metodologia criada por Fred Reichheld, nos EUA, com o objetivo de realizar a mensuração do grau de lealdade dos consumidores. A pesquisa se dá basicamente com a pergunta: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou colega? Através do NPS, pode-se classificar a satisfação dos clientes: notas de 0 a 6 – clientes insatisfeitos; de 7 a 8 - clientes neutros, que somente usufruem dos serviços da empresa se necessário; e de 9 a 10, clientes promotores que se tornam advogados da marca, clientes leais.

Nos três projeto destacados que a Esam Jr. realizou em 2019, os NPS obtidos foram:

- Capacitação em compostagem e minhocultura - 9

- Serviço de Relatório de Informação Ambiental Anual (RIAA) - 10

- Análise de solos/Juruti - 10

20/11/2019

Membros da Esam Jr. no 3º Encontro Paraense de Empresas Juniores – EPAEJ. Foto: Acervo Esam Jr.