Ultima atualização em 10 de Junho de 2019 às 13:55

Espaço na Unidade Tapajós é revitalizado para prática de canoagem

A iniciativa visa incentivar a prática do esporte na comunidade acadêmica, em parceria com a Associação Náutica Navegar.

Localizado às margens do rio Tapajós, o espaço que abriga a Associação Náutica Navegar está sendo revitalizado. Situado na Unidade Tapajós, Campus Santarém, o local passa por reformas que devem ser concluídas em breve. A iniciativa visa incentivar a prática da canoagem na comunidade acadêmica, que passará a contar com um espaço mais adequado para o esporte.

Oficinas voltadas para os alunos da instituição deverão ser ofertadas pela associação a partir do segundo semestre deste ano. “O objetivo é que possamos ofertar oficinas de iniciação de técnicas de canoagem para os alunos da Ufopa”, explica o presidente da associação, Hiel Gesã, que há 30 anos pratica o esporte. “Também estamos buscando parcerias com empresas para a aquisição de equipamentos”.

“Temos orgulho de ter essa parceria com a Associação Náutica Navegar, que vamos continuar apoiando”, afirma o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. “O Hiel Gesã tem feito esse reconhecimento do apoio da Universidade, levado o nome da Ufopa em todos os torneios de que tem participado pelo país”.

Segundo o reitor da Ufopa, a revitalização desse espaço faz parte da política de apoio ao esporte na universidade. “Temos poucas oportunidades de investimentos nessa área, que consideramos extremamente importante para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Vamos continuar investindo, se aproximando não apenas desse projeto, mas de outros”.

Segundo Gesã, a Associação Náutica Navegar funciona, desde 2001, nas dependências da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. “É nesse local que a associação guarda seus equipamentos”, esclarece. Além de servir de base para o treinamento diário de atletas em competições nacionais, a Associação também incentiva a prática de canoagem na região. “Todo sábado, um grupo de adolescentes pratica canoísmo, sob orientação da associação”, afirma Hiel Gesã.

Navegar - Gesã explica que a iniciativa surgiu em 1999, a partir da criação do projeto Navegar, ação do Governo Federal, depois encampada pelo Governo do Estado, que disponibilizou recurso para compra de equipamentos náuticos visando o incentivo da prática da canoagem entre jovens e crianças. “O primeiro Navegar no Brasil começou em Santarém, no Iate Clube, e no Clube Naval, em Brasília”, conta Gesã que participou da implantação do projeto em Santarém, atuando inicialmente como instrutor de canoagem e, posteriormente, como coordenador. Em 2001, o projeto se mudou para a área da antiga Sudam, atual Ufopa. “Em 2005 fundamos a Associação Náutica Navegar para dar continuidade ao projeto, que durou até 2008”.

7/6/2019

Foto: Igor Santos (Estagiário - Comunicação/Ufopa)