Ultima atualização em 19 de Julho de 2018 às 14:36

Espaço Unilersitário promove a leitura e a doação de livros entre os alunos da Ufopa

Situado no 2º andar da Unidade Amazônia, Campus de Santarém, o “Espaço Unilersitário” é um local onde os acadêmicos da Ufopa podem adquirir e fazer doação de livros. O projeto começou em junho deste ano, a partir da iniciativa do professor Hernani Guimarães, com o apoio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Além de promover a leitura, o projeto é um lugar, dentro da instituição, onde os acadêmicos podem descansar e se distrair após as aulas. De acordo com o professor Hernani, essa ideia já existe em muitos lugares no mundo. “São locais onde existe uma banca com livros e as pessoas levam e deixam outros exemplares com total liberdade”, afirma.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/847819849f4b125f2d7404b2779d6afb.jpg

Prof. Hernani Guimarães, idealizador do Espaço Unilersitário

Ele explica que não há um único responsável pelo local, pois a responsabilidade deve ser compartilhada por todos que estão por perto. “Para manter algo que pode dar frutos, todos são convidados a levar e trazer livros”, afirma. Além da liberdade que as pessoas têm de adquirir os livros, o espaço também promove o desapego aos livros. “O livro você lê e tem que passar pra frente. Essa é a melhor dinâmica que existe de leitura: é você não se apegar aos livros, é você passar conhecimento para o outro”.

A aluna do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional Poliana Canté, que é estagiária do Isco, ajudou na ornamentação do espaço como forma de chamar a atenção dos alunos que transitam no local. Ela contou que, logo no primeiro dia, o espaço já despertou a curiosidade dos acadêmicos. “Os alunos começaram a vir deixar livros e fazer perguntas: se podiam levar também e quantos dias tinham para ler. Começamos a dizer que era livre e que só tinham que levar e trazer livros”.

O espaço sempre recebe visitas dos acadêmicos, alguns em busca de livros para complementar a leitura do seu curso e outros buscam livros para se distrair durante os intervalos. Para a aluna Francinelza dos Santos, do curso de Farmácia, é importante ter um projeto como esse na Universidade, pois, além de ser mais uma opção para aqueles que gostam de ler, é um espaço onde os acadêmicos podem relaxar. “Aqui há muitos alunos estressados e eles precisam ler alguma coisa pra se sentirem melhores. Por isso, acredito que seja muito importante ter esse espaço para leitura”.

O Espaço Unilersitário fica localizado no segundo andar da Unidade Amazônia, em frente ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco). Quem desejar fazer doação basta dirigir-se ao local e deixar o livro.

Fotos: Isabelle Maciel

19/7/2018