Ultima atualização em 16 de Novembro de 2020 às 20:32

Estudantes da Ufopa representam o Brasil em conferência sobre produção estudantil de Antropologia na América Latina

Os alunos Pedro Barcellos Henrique Juliano e Jéssica de Miranda Matos, ambos do curso de Antropologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e a antropóloga Thaís de Oliveira Costa, egressa o mesmo curso, representaram o Brasil no “Conversatorio de Revistas Estudantiles Académicas Latino-Americanas”, e evento transmitido a partir das 19h de 7 de novembro pela plataforma Zoom, com transmissão pelo Facebook.

A conferência debateu três eixos: produção e reprodução de antropologias e arqueologias locais a partir dos espaços estudantis; publicações de cada país e suas desigualdades na educação pública e privada; e suas experiências e realidades, além da academia.

O objetivo foi compartilhar experiências de acadêmicos da América Latina sobre as produções de Antropologia e Arqueologia de seus países, desde as produções em revistas a trabalhos realizados além da academia.

Participações – A primeira fala foi do discente do curso de Antropologia da Ufopa Pedro Barcellos Rodrigues Juliano. Ele é pesquisador nas áreas de gênero e sexualidade e membro do grupo de pesquisa “Educação, Raça e Etnicidades na Amazônia – GEREA”. Em sua participação, pontuou o contexto da fundação dos custos de Antropologia no Brasil, da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e os seus impactos na construção e recepção de uma nova antropologia.

Já a estudante Jéssica de Miranda Matos apresentou o panorama de publicações na área das Ciências Sociais na Ufopa e as dificuldades que os estudantes de Antropologia enfrentam para publicar na graduação. Ela destacou como o vínculo docente-discente se transforma em uma oportunidade de participação em eventos e posteriormente uma publicação de artigo e/ou resumo em outras universidades, uma vez que o (a) docente está inserido (a) em um movimento intelectual para além da universidade em que leciona.

Jéssica Matos é estudante do bacharelado em Antropologia da Ufopa, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no Projeto de Extensão Iurupari Grupo de Teatro (Ufopa), integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Etnografia e História das Práticas Artísticas e das Línguas das Áfricas (EPHALA) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Grupo de Pesquisa CNPQ Educação, Raça e Etnicidades na Amazônia (GEREA/ Ufopa), além de atuar nos seguintes temas: etnografia, relações étnico-raciais, cultura, teatro, performances.

A terceira participante da conferência foi Thaís de Oliveira Costa, antropóloga formada pela Ufopa, mestranda em Sociologia e Antropologia pela UFPA. Thaís é pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Documentação das Expressões Afro-Religiosas do Oeste do Pará e Caribe (NPDAFRO/UFOPA) e Membro do Coletivo de Estudantes Negros da Ufopa Alessandra Caripuna. No evento, argumentou sobre o contexto político e a ausência de investimentos por parte do governo federal para os pesquisadores de ciências humanas.

Organizadores: A conferência foi organizada pelas revistas estudantis El etnographer, da Universidade dos Andes (Colômbia); Zegusqua, da Universidade Nacional (Colômbia); Papalotl, da Escola Nacional de Antropologia e História (México); Anthropía, da Pontifícia Universidade Católica do Peru; e a Revista Estudantil Venezuelana de Antropología, da Universidade Central da Venezuela, que trouxe o tema “A produção estudantil de Antropologia na América Latina”. O evento foi realizado com a participação de estudantes da Colômbia, México, Peru, Venezuela e Brasil.

Para assistir à conferência, acesse AQUI.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/6804986e70aad7ed50432a8d0a829562.jpg
Pedro Barcellos Rodrigues Juliano, discente do curso de Antropologia da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/c5e572398077b6ab0c6d2b298eb5c6bd.jpg
Jéssica de Miranda Matos, discente do curso de Antropologia da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/2fca269cae5f78273871159f9ae0ddba.jpg
Thaís de Oliveira Costa, antropóloga formada pela Ufopa.

16/11/2020