Ultima atualização em 1 de Abril de 2021 às 09:55

Estudo sobre Covid 19 no Pará completa um ano e ganha publicação em revista de alto impacto científico

O estudo interinstitucional que faz projeções acerca da pandemia de Covid-19 no estado do Pará acaba de ganhar uma publicação na revista científica Plos One. O artigo mostra a performance das Redes Neurais Artificiais como metodologia eficiente para fazer as projeções da Covid-19 no Pará. O projeto é liderado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e conta com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O projeto de previsão epidemiológica completou no último 24 de março um ano de acompanhamento e publicação de índices relacionados à Covid-19 no Pará. O Boletim Covid Pará reúne números de óbitos por dia de ocorrência em cada região de saúde do Pará e também índices de solicitação diária, ocupação e disponibilidade de leitos de UTI por região do estado. A atualização ocorre a cada duas semanas e os dados são disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), pela Central de Regulação de Leitos e pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). Após a produção do boletim ou relatório técnico, todo o conteúdo é disponibilizado publicamente.

A análise vem gerando dados de alta confiança e tem subsidiado o Governo do Estado do Pará na tomada de decisões que envolvem a pandemia. “O governo estadual tem utilizado os dados gerados neste projeto para melhor planejamento de alocação de recursos hospitalares. O Baixo Amazonas é um exemplo emblemático, pois houve indicação a partir de nossas projeções para suplementação de leitos UTI e clínicos, além de aceleração da vacinação”, ressalta a professora da Ufopa Luana Lorena Silva Rodrigues, referindo-se ao relatório técnico nº 3, publicado pela equipe. “Nossas projeções têm também subsidiado a ampliação dos serviços da policlínica e/ou hospitais de campanha e nas mudanças de bandeiramento para cada região do estado”, explica a pesquisadora.

Além de Luana, vinculada ao Instituto de Saúde Coletiva (isco), a Ufopa integra o projeto através do matemático Hugo Alex Diniz, reitor da Ufopa e docente do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Prêmio – O documentário "Boletim COVID Pará", que faz um registro do desenvolvimento e repercussão do Boletim COVID PARÁ junto à sociedade paraense, ganhou o 3º lugar na seleção do público da mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″, realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2020. O curta-metragem foi produzido pela equipe da Ufra e foi a única produção da região Norte selecionada para concorrer ao prêmio.

29/03/2021