Ultima atualização em 7 de Novembro de 2018 às 15:56

Evento científico marca início das comemorações dos 9 anos da Ufopa em Santarém

A mesa-redonda intitulada “Pesquisa e Desenvolvimento para a Amazônia” abriu as comemorações de 9 anos da Ufopa, na manhã desta terça-feira, 6 de novembro de 2018, no auditório da unidade Tapajós, em Santarém (PA). Na segunda-feira, 5 de novembro, data de criação da Ufopa, o dia foi marcado por eventos realizados nos seis campi da Universidade, localizados em diversas cidades da região Oeste do Pará. O dia 6 também teve os tradicionais "parabéns" com bolo de aniversário, no final da tarde. Mas antes o debate abordou o papel da Ufopa na pesquisa e no desenvolvimento da Amazônia. Estiveram presentes à abertura das comemorações pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, professores, técnicos administrativos e alunos.

Em Santarém, a mesa-redonda contou com a presença do ex-reitor da Ufopa e atual diretor-presidente da Bio-Tec Amazônia, José Seixas Lourenço; da diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Hillândia Brandão da Cunha, e do coordenador de Ações Estratégicas, José Laurindo Campos dos Santos; do reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz; e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Domingos Diniz.

Foi o Prof. Domingos Diniz quem deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, foi a vez do coordenador do Inpa, José Laurindo Campos dos Santos, pronunciar-se. Ele lembrou que, desde o início, a Ufopa “sempre esteve ao lado do instituto, o que demostrou a visão de futuro desta universidade”. A diretora Hillândia Cunha, por sua vez, ressaltou os três acordos de cooperação técnica entre a Ufopa e o Inpa que estão em plena vigência. Lembrou que os acordos que estão em vigor entre o Inpa e a Ufopa “abrangem as áreas da biodiversidade, computação aplicada e capacitação”. Para ela, a Ufopa tem uma bela trajetória acadêmica. “É uma universidade jovem, mas que já conta com uma gama de serviços prestados à região”.

Para o Prof. Seixas Lourenço, estar à frente da Universidade nos primeiros anos como reitor pro tempore foi uma experiência extraordinária. “Foi uma das melhores experiências que já tive, seja como pesquisador, como gestor – eu havia gerido a UFPA, com décadas de existência, o Inpa, o Museu Goeldi –, mas participar, desde o início, da criação de uma instituição foi uma experiência extraordinária”. Ele fez questão de relembrar “ousadias”, como, por exemplo, a de abrir o primeiro concurso para a então recém-criada Ufopa exclusivamente para doutores. “Conseguimos preencher integralmente todas as vagas com professores com título de doutor, que vieram atraídos pelo modelo inovador proposto na época. O feito surpreendeu até a então secretária de Educação Superior do MEC”, relembrou. Para Lourenço, não são nove, mas dez anos de comemorações, pois foi ele quem presidiu a comissão de implantação da Ufopa, criada em 2008.

O reitor Hugo Alex Carneiro Diniz iniciou sua fala justificando a ausência da vice-reitora Aldenize Xavier, que estava em Brasília participando de uma reunião convocada pelo MEC para tratar das perspectivas das novas universidades. Alex Diniz também ressaltou a parceria com o Inpa. “Na proposta que trouxemos para a comunidade acadêmica, uma das palavras centrais é "conexão". Estar aqui ao lado do Inpa, um dos maiores parceiros estratégicos da Ufopa, e da BioTec Amazônia, é de extrema importância para nossa universidade”.

Confira aqui as fotos do evento.

7/11/2018

Mesa-redonda sobre pesquisa e desenvolvimento para a Amazônia. Foto: Comunicação/Ufopa.