Ultima atualização em 9 de Dezembro de 2020 às 10:48

Experiência de curso sobre Covid-19 na atenção primária à saúde é relatada em artigo

Docentes e discentes do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) relataram em artigo, publicado na Revista Capim Dourado – Diálogos de Extensão, a experiência do curso realizado durante a pandemia a agentes comunitários de saúde no Oeste do Pará para qualificar ações de saúde no enfrentamento da Covid-19, em articulação com a 9ª Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).

No artigo "Curso Covid-19 e o processo de trabalho na atenção primária à saúde: territórios, atores e diálogo” são apresentados organização, resultados e desafios da ação, que conseguiu qualificar 201 profissionais da saúde. Para o coordenador da ação, Rui Harayama, “o curso mostra o comprometimento da Universidade com todos os municípios do Oeste do Pará, tendo atingido 19 municípios da região”.

Os participantes propuseram atividades de intervenção com foco no cuidado integral e humanizado, em diferentes frentes, como apoio psicológico, monitoramento de saúde e informativos. Na avaliação da professora Juliana Gagno, "os participantes foram criativos, propondo e colocando em prática ações de cuidado, seja de prevenção, orientação, tratamento, planejamento e mesmo ajudando na redução dos impactos sociais".

A acadêmica do curso de Saúde Coletiva Edenira Nunes destaca a importância do curso, ofertado logo nos primeiros meses da pandemia: "Como sanitarista em formação, fazer parte da organização do curso teve papel muito importante, pois possibilitou levar informação para profissionais e atores sociais sobre a Covid-19 no momentos que havia muitas dúvidas sobre a doença".

Para estudante Julien Thalita dos Santos, do bacharelado interdisciplinar em Saúde, participar do curso foi "uma experiência importante, pois foi fundamental para a construção de conhecimento em um período cheio de incertezas e com informações defasadas".

O artigo na íntegra pode ser acessado aqui.

Comunicação/Ufopa, com informações do Isco

04/12/2020