Ultima atualização em 23 de Agosto de 2019 às 12:34

Fábrica de ração para peixes em Oriximiná permitirá produção enriquecida com frutos regionais

No último sábado, 3 de agosto, uma fábrica de ração foi inaugurada em Oriximiná como parte da Estação Aquícola do município (Esaquor). A fábrica foi pensada no âmbito da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com outras instituições.

A Esaquor é um projeto interinstitucional com participação da bancada paraense na Câmara dos Deputados, da Prefeitura de Oriximiná e parceria com a empresa Mineração Rio do Norte (MRN).

A fábrica produzirá formulações enriquecidas com insumos regionais visando a diminuição de custos de produção do pescado. A ração terá potencial nutracêutico, combinando componentes nutritivos e farmacêuticos, sendo enriquecida com frutos, sementes, alimentos capazes de prevenir doenças no pescado e, consequentemente, no consumidor.

Com esse modelo de criação com ração enriquecida, a fábrica permitirá produzir ração abaixo do preço de mercado. O tambaqui nutracêutico terá certificação de origem como "Tambaqui Baixo Amazonas".

Parte do projeto foi possível com recursos complementares oriundos de verba de gabinete do deputado federal Júnior Ferrari, principalmente quanto à otimização do uso de resíduos do matadouro municipal e diminuição da poluição no rio Trombetas.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/8865c0e1dec251f06cae7f6608f7789b.jpg

Projeto acadêmico

A ração desenvolvida é resultado de estudos realizados pela Ufopa, em parceria com o Campus do Instituto Federal do Pará (IFPA) de Oriximiná, a partir de um projeto Interinstitucional em Rede financiado pela Fapespa, desde 2016. O projeto Várzeas e Ribeiras do Baixo Amazonas tem a participação de 30 pesquisadores do Campus de Oriximiná, Instituto de Ciência e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). O objetivo do projeto é de potencializar as cadeias produtivas do açaí, camu-camu, tambaqui, mel e mandioca.

Em Oriximiná, participam os alunos do curso de bacharelado em Ciências Biológicas e alunos da Escola Técnica do Pará, coorientados por alunos do mestrado em Biociências e doutorado em Neurociências e Biologia Celular.

Comunicação/Ufopa, com informações da Proppit

7/8/2019

Reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; servidor Miguel Canto; prefeito de Oriximiná, Antônio Odinélio Tavares; deputado federal Júnior Ferrari. Fotos: Ediego Batista.