Ultima atualização em 13 de Fevereiro de 2020 às 11:16

Filme “A Quinta do Mestre e a Sereia” será lançado dia 20 em Alter do Chão

A primeira exibição pública do documentário “A Quinta do Mestre e a Sereia”, na próxima quinta-feira, 20, a partir das 20h, na orla de Alter do Chão (em frente ao Centro de Referência do Carimbó Mestre Chico Malta), vai marcar o lançamento do filme dirigido pela professora Luciana França e produzido com apoio de bolsistas e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O filme de 25 minutos apresenta o universo da “Quinta do Mestre e a Sereia”, noites de Carimbó que ocorrem às quintas-feiras, no mesmo local onde haverá a primeira exibição, aberta ao público. O lançamento será dentro do evento de que trata o filme. Após a exibição, a festa será comandada pelo músico Chico Malta, com Grupo Cobra Grande e convidados.

“O filme retrata um pouco dessas noites, do repertório musical de cada grupo, dos personagens marcantes que participam dessa festa, do trabalho envolvido na sua produção e das histórias que fizeram com que essas pessoas mantenham viva e pulsante a força dessa tradição”, afirma a diretora Luciana França.

O documentário foi produzido por meio do projeto de extensão “Quem são eles? Uma viagem musical pelo Baixo Tapajós”,do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, com o apoio do edital 002/2019, da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), de apoio ao audiovisual.

A Quinta do Mestre e a Sereia – É uma roda de carimbó, aberta ao público, que ocorre todas as quintas-feiras, desde meados de 2018, na orla de Alter do Chão; é um dos eventos que integram as ações de salvaguarda do carimbó, manifestação cultural que em 2014 foi registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e também diretora do filme. Profa. Luciana França, “o evento é uma iniciativa do Movimento de Carimbó do Oeste do Pará e tem como objetivo valorizar o carimbó enquanto expressão cultural local, promover um espaço de confraternização entre os mestres e mestras desses saberes tradicionais e celebrá-los”.

Serviço: Lançamento do documentário “A Quinta do Mestre e a Sereia”

• Data: 20/2/2020
  • Local: Orla de Alter do chão (em frente ao Centro de Referência do Carimbó Mestre Chico Malta)
  • Hora: 20h