Ultima atualização em 24 de Outubro de 2022 às 15:04

Forma Pará: Ufopa abre seleção para Administração em Oriximiná e Direito em Almeirim e Novo Progresso

As inscrições para a seleção começam nesta segunda-feira, 24 de outubro.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou o edital do Processo Seletivo Especial 2023 II (Prosel ESP Ufopa 2023 II), destinado ao provimento de vagas nos cursos de Administração em Oriximiná e Direito em Almeirim e Novo Progresso. A ação resulta de convênio celebrado entre a Ufopa e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará, por meio do Forma Pará, em parceria com as prefeituras municipais.

No valor de R$ 20,00, as inscrições para o processo seletivo especial serão realizadas no período de 24 de outubro a 14 de novembro de 2022, exclusivamente pela Internet, no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização do certame: https://www.portalfadesp.org.br.

No total, são 140 vagas destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou que ainda concluirão o período letivo de 2022. A admissão dos candidatos classificados será processada com base no critério classificatório estabelecido no edital de seleção, por curso de opção e sistema de cotas, até o preenchimento das vagas ofertadas.

Presenciais, os cursos de graduação serão ofertados no período noturno. Os componentes curriculares serão ofertados em módulos, de forma intensiva, conforme calendário acadêmico da Ufopa. Já as atividades curriculares também serão desenvolvidas de forma modular, em ofertas isoladas e sucessivas, com cargas horárias concentradas, respeitado o limite diário previsto para o funcionamento de cada curso.

Seleção — O processo seletivo contará com três fases. A primeira, de caráter eliminatório, compreende o preenchimento do formulário de inscrições e o pagamento do boleto bancário ou solicitação de isenção da taxa de inscrição por Pessoa com Deficiência (PcD) ou hipossuficiência financeira.

Eliminatória e classificatória, a segunda fase consiste na realização das provas de Redação e de Conhecimentos, compostas de 35 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. O candidato, obrigatoriamente, realizará as provas no município onde seu curso será ofertado, não podendo realizá-las, sob hipótese alguma, em outro município.

Eliminatória, a terceira e última fase corresponde à habilitação e matrícula dos candidatos classificados, incluindo a análise de documentos comprobatórios.

De acordo com o edital de seleção, não serão fornecidas por telefone, WhatsApp, e-mail ou outro meio similar, informações a respeito de data, local e horário de aplicação das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados na Internet, no portal da Fadesp: https://www.portalfadesp.org.br.

Confira o edital de seleção AQUI.

Confira a relação dos cursos ofertados no Prosel Ufopa 2023 II:

• Almeirim: Bacharelado em Direito (50 vagas)

• Novo Progresso: Bacharelado em Direito (50 vagas)

• Oriximiná: Bacharelado em Administração (40 vagas)

Total de Vagas: 140

Taxa de inscrição: R$ 20,00