Ultima atualização em 17 de Junho de 2019 às 09:02

Formação Básica Indígena realiza I Colóquio Itinerante de Ações de Extensão em Aldeias

No período de 3 de julho a 13 de agosto de 2019, o programa de Formação Básica Indígena (FBI) promove o I Colóquio Itinerante de Ações de Extensão, a ser realizado nas comunidades e aldeias dos acadêmicos indígenas que estão nessa fase da formação na Ufopa.

O colóquio é resultado das atividades de ensino desenvolvidas no âmbito da disciplina Introdução à Metodologia Científica da FBI. Professores do programa e discentes indígenas construíram os projetos de extensão com ações que partiram de demandas das próprias comunidades.

A disciplina foi dividida em três momentos. “No primeiro, realizamos estudos teóricos dos procedimentos e metodologias do trabalho científico em que também discutimos os conceitos que envolvem as pesquisas desenvolvidas junto às comunidades/aldeias.  No segundo momento, trabalhamos na escrita de um projeto de extensão prevendo uma ação para ser desenvolvida nas aldeias; e no terceiro momento nos dedicamos a pensar a realização das ações nas aldeias”, informou a professora Marília Leite, da Formação Básica Indígena.

Os projetos serão organizados e desenvolvidos pelos discentes nas suas aldeias de origem. A expectativa é de que essas ações contribuam para o fortalecimento do diálogo de saberes entre a Universidade e os povos indígenas que possuem representantes na Ufopa.

“Considerando que em um mesmo território indígena há cinco ou mais comunidades e que alguns discentes são oriundos de comunidades/aldeias vizinhas ou com realidades similares, alguns discentes optaram por construir e desenvolver um mesmo projeto de extensão em aldeias diferentes”, explicou professora Marília.

As ações a ser desenvolvidas destacam os seguintes temas: educação escolar indígena, leitura, as políticas de acesso aos indígenas da Ufopa, o fortalecimento de práticas culturais e informações sobre a organização institucional da Universidade. Tais temáticas serão abordadas em forma de palestras, minicursos, rodas de conversa e oficinas.

A socialização dessas ações será realizada no III ComunicAção, no fim do segundo semestre letivo. Esse evento é organizado pela coordenação da Formação Básica Indígena desde 2017.

São nove as ações de extensão, que serão desenvolvidas em doze aldeias: Praia do Índio, Jauarituba, Santo Amaro, Mirixituba, Pajurá, Açaizal, São Francisco da Cavada, Novo Gurupá, Muratuba, Andirá, Katõ e Jaca.

Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação

13/6/2019

Foto: Arquivo - II Exposição Situacional das Políticas Territoriais e Linguísticas, Dezembro/2018