Ultima atualização em 28 de Agosto de 2019 às 13:48

Forplad discute projeto Future-se e a situação orçamentária das universidades brasileiras

Promovida pela Regional Norte, com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) discutiu esta semana em Santarém (PA) dois temas estratégicos: o desbloqueio do orçamento das universidades públicas e o projeto Future-se, do Governo Federal, que também deverá trazer impactos no orçamento das instituições. Os debates foram realizados na terça-feira, 27 de agosto, e resultarão na elaboração de documentos técnicos que serão encaminhados para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

“Vamos sair do Fórum com dois documentos que serão encaminhados para a Andifes, um especificamente sobre a situação orçamentária e outro sobre o Future-se”, explica o coordenador nacional do Forplad, Tiago José Galvão das Neves. “As universidades brasileiras estão passando por um sério contingenciamento com o bloqueio orçamentário, que, na realidade, impede todo um trabalho de planejamento que foi feito desde o exercício anterior. Chegamos agora no limite do funcionamento para a maioria das universidades, já que, a partir do mês de setembro, elas não terão mais orçamento disponível para arcar com a maioria dos seus contratos e isso pode colocar em risco as suas atividades”, afirma.

“As universidades já deveriam ter recebido 66,6% do seu orçamento de custeio e receberam 58% até agora, e apenas 20% de seus recursos de capital, enquanto deveriam ter recebido 66%”, esclarece Tiago Neves. “Esse é um quadro geral, que tem desdobramentos, que cada dia mais se agrava com a indefinição do governo sobre o desbloqueio, prejudicando o planejamento das instituições”.

Future-se – “Tivemos uma excelente discussão sobre o projeto Future-se. Recebemos palestrantes que fizeram um excelente esclarecimento sobre o impacto desse projeto, dando para todos uma visão mais sistêmica”, explica Tiago Neves. Segundo Neves, foi feita toda uma análise dos pontos principais do projeto. Também foi discutido o contexto orçamentário em que o projeto está sendo agora inserido.

“Ao final do Forplad, pretendemos encaminhar à Andifes um documento contendo uma análise crítica daquilo que entendemos como sendo riscos inerentes a cada artigo do projeto Future-se e o quanto isso tem uma correlação com a questão do financiamento da administração da universidade como um todo”, explica Neves. “Esse é o principal objetivo, inserir mais informações técnicas ao debate para que ele possa ser feito, legitimamente, pelos dirigentes das nossas universidades, que hoje estão vinculados à Andifes”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

28/8/2019

Pró-reitores de planejamento e de administração debateram a situação orçamentária das universidades e o Future-se do Governo Federal. Foto: Igor Santos, estagiário (Comunicação/Ufopa).