Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 11 de Setembro de 2019 às 12:20

Fórum discute aprovação de minuta de novo Regimento Interno de Graduação da Ufopa


Começou na noite de terça-feira, 10 de setembro de 2019, o III Fórum Interno de Graduação da Ufopa, com o objetivo de analisar, debater e deliberar sobre as políticas do ensino de graduação da instituição. Promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), o Fórum será realizado até quinta-feira, dia 12, das 18h30 às 22 horas, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém. O evento integra a programação da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.

Nesta edição, o Fórum tem como objetivo principal discutir e aprovar proposições para a revisão e a atualização do Regimento Interno de Graduação, documento que integra um conjunto de princípios, fundamentos teórico-metodológicos, procedimentos acadêmicos e administrativos que norteiam a organização, a estrutura e o funcionamento dos cursos de graduação da universidade.

“A Proen está trabalhando desde 2018 na atualização do Regimento Interno de Graduação”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes, que preside o Fórum. “Elaboramos uma minuta para o novo Regimento, que foi posta para consulta pública este ano”. Devido à importância do assunto, o II Fórum Interno de Graduação, ocorrido em junho deste ano, deliberou como pauta única do III Fórum o debate sobre o novo regimento de graduação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b99bca31d8fe8f2c2b7c4395b053efbb.jpg
Público presente no primeiro dia do III Fórum de Graduação, que segue até quinta-feira,
12, no auditório da Unidade Tapajós/Campus Santarém.

 

As discussões serão comandadas pela Comissão de Estudo e Atualização das Normas de Graduação, formada pelas professoras Raimunda Costa, que é vice-presidente do Fórum Interno de Graduação; Alanna Lima da Silva, diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef); Marilene Castro, do Campus Óbidos; e pela servidora Madma Gualberto, primeira secretária do Fórum.

Além da consulta pública da minuta do novo Regimento Interno de Graduação, a Comissão promoveu uma série de reuniões setoriais em todos os campi e unidades acadêmicas da universidade, com o objetivo de promover uma discussão mais qualificada sobre o tema e agregar sugestões à minuta. “Há alguns meses iniciamos o processo de discussão do novo regimento. Quanto mais participativa for a discussão, maiores são as chances da comunidade acadêmica tomar o regimento como seu”, afirmou, durante o evento, a professora Alanna da Silva, que coordenou as reuniões setoriais nas unidades acadêmicas de Santarém.

Já a professora Marilene Castro, do Campus de Óbidos, destacou o desafio de dar uma identidade multicampi ao regimento. Como membro da Comissão, a docente visitou todos os campi fora da sede também, com o intuito de discutir a minuta e coletar sugestões para o documento.

“Essa minuta é fruto de várias discussões internas. Agradecemos a todos que colaboraram nas discussões sobre a minuta”, destacou a servidora Madma Gualberto, da Proen. “A partir dessas contribuições, elaboramos um documento único, onde destacamos os pontos que precisam ser melhor esclarecidos ou que não foram consenso nas discussões setoriais para serem votados pelos membros do Fórum”, explica. Após aprovação no Fórum de Graduação, a minuta do novo regimento será encaminhada para aprovação pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão de consulta, supervisão e deliberação em matéria acadêmica da Ufopa.

Texto e Fotos: Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

11/9/2019

Professora Raimunda Costa presidirá as discussões da minuta do novo Regimento de Graduação.

Notícia em destaque