Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 27 de Abril de 2022 às 18:36

Galeria de Reitores: Hugo Diniz se despede da gestão da Ufopa


A Galeria de Reitores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi inaugurada pelos reitores Hugo Alex Diniz e Aldenize Ruela Xavier na tarde da segunda-feira, 25 de abril de 2022. Instalada na Sala de Reunião do Conselho Universitário (Consun), situada no 3º andar do Bloco Modular 1, na Unidade Tapajós, Campus Santarém, a Galeria é um registro histórico, por meio do reconhecimento público, daqueles que exerceram o cargo máximo da instituição.

“Essa galeria representa a nossa história, de maneira registrada, dos nossos documentos institucionais. Cada ex-reitor deixou a sua contribuição e também novos desafios”, afirma a nova reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier, que, eleita pela comunidade acadêmica em consulta realizada no ano passado, acaba de ser oficialmente nomeada pela Presidência da República para um mandato de quatro anos. “Olhar essa história, ver os avanços que já tivemos e os desafios que ainda temos para enfrentar é um bom começo para fazer uma nova gestão, pautada naquilo que é a nossa instituição: uma universidade de integração da Amazônia”.

Quatro ex-reitores são homenageados na Galeria:

  • Prof. Dr. José Seixas Lourenço: foi reitor pro tempore de 18 de novembro de 2009 a 5 de dezembro de 2013;

  • Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro: reitora pro tempore de 6 de dezembro de 2013 a 27 de março de 2014, além de primeira reitora eleita pela comunidade acadêmica, para o período de 28 de março de 2014 a 9 de abril de 2018;

  • Prof. Dr. Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz: falecido em dezembro de 2019, foi reitor pro tempore da Ufopa de 10 a 18 de abril de 2018, na condição de decano do Conselho Universitário;

  • Prof. Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz: segundo reitor eleito pela comunidade acadêmica, exerceu o cargo de 19 de abril de 2018 a 25 de abril de 2022.

Para a ex-reitora Raimunda Monteiro, que participou da solenidade acompanhada por servidores que fizeram parte da sua gestão, a Galeria de Reitores faz parte da liturgia do cargo máximo das universidades. “É um momento de reconhecimento e institucionalização de servidores que estiveram à frente desses primeiros anos da instituição”, explica.

“A nossa universidade, próxima dos seus treze anos, já tem aqui um elenco de quatro ex-reitores, que registram uma memória institucional muito importante para a Ufopa”, afirma Raimunda Monteiro. “Me sinto honrada de fazer parte da história da nossa universidade, tendo estado à frente de uma equipe de gestão e dado a nossa contribuição para a sua construção”.

Muito emocionada, a professora Siany da Silva Liberal, viúva de Domingos Diniz, representou-o na solenidade, acompanhada pela filha do casal. O professor José Seixas Lourenço justificou sua ausência em razão de compromissos anteriormente agendados.

Despedida: A inauguração da Galeria de Reitores ocorreu logo após a realização da 3ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consun), a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19. A última reunião presidida pelo professor Hugo Diniz como reitor teve como pauta a aprovação do Relatório de Gestão 2021 e do plano de concurso público para provimento de cargos de docente da carreira de magistério para a área de Ciências da Saúde – Farmácia e Saúde Coletiva – do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

Um dos momentos mais marcantes foi a transição da presidência dos Conselhos Superiores, que passou a ser exercida pela recém-nomeada reitora Aldenize Ruela Xavier. Antes disso, o reitor Hugo Diniz deu posse à professora Solange Ximenes ao cargo de vice-reitora e se despediu dos conselheiros e da comunidade acadêmica após quatro anos à frente do Consun e da Reitoria da Ufopa.

“Quero expressar a minha gratidão por todo o trabalho de vocês. Ainda em 2017, em campanha, eu percebi essa oportunidade dada por vocês e por toda a Universidade, e em 2018 assumi a presidência deste conselho”, lembrou Diniz. “O que nos torna mais fortes são as nossas diferenças e divergências. Quero agradecer porque, apesar das discordâncias, sempre fui respeitado e tratado com dignidade neste Conselho”.

Emocionado, Hugo Diniz lembrou de sua trajetória na Universidade, iniciada precocemente aos 14 anos, quando passou no vestibular para Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois vieram o mestrado e o doutorado em Matemática, entremeados pela carreia de magistério superior na UFPA e na Ufopa. Ele também reafirmou sua crença na construção coletiva e no processo democrático no âmbito das universidades públicas brasileiras. “Eu acredito nas instituições e neste Conselho Superior. Acredito na construção coletiva, na representação colegiada. Acredito que esse processo democrático é o melhor que temos. Esse processo é obrigatório, necessário e essencial para a nossa universidade”.

Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

27/04/2022

Aldenize Xavier, Hugo Diniz, Siany Liberal e Raimunda Monteiro. Foto: Comunicação/Ufopa.

Notícia em destaque