Ultima atualização em 16 de Junho de 2020 às 16:29

Gelopa organiza minicurso de extensão em EaD sobre língua e ensino

Língua e ensino: diversidade x unidade. Esse é o tema o curso de extensão que o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) vai realizar no mês de julho, na modalidade de ensino a distância.

O curso faz parte do programa de extensão "Língua além dos muros", desenvolvido pelo Gelopa, vinculado ao Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com a formação, a coordenação tem por objetivo discutir concepções de língua; reconhecer forças centrífugas e centrípetas responsáveis pela diversidade e pela unidade dos sistemas linguísticos; e relacionar conhecimentos da ciência linguística ao ensino de língua.

O curso terá a carga horária de 30h e será realizado de 13 a 31 de julho de 2020 pela plataforma Google Meet. A programação conta com aulas gravadas e materiais para leitura nas segundas, terças e quartas-feiras. Às sextas-feiras, ao vivo, às 19h, haverá discussão sobre os tópicos abordados na semana.

As inscrições devem ser feitas no período de 22 a 30 de junho no blog do Gelopa (http://gelopastm.blogspot.com) e serão gratuitas. As vagas são limitadas!

O minicurso será dividido em três unidades:

Unidade I: Língua (10h)

- concepção de língua;

- variação linguística;

- mudança linguística;

- variação e ensino.

Unidade II: Gramática (10h)

- conceitos de gramática;

- origem da tradição gramatical;

- a “nova era” das gramáticas;

- gramática e ensino.

Unidade III: Plurilinguismo e políticas linguísticas (10h)

- monolinguismo, multilinguismo, plurilinguismo;

- políticas linguísticas;

- declaração universal dos direitos linguísticos;

- plurilinguismo e ensino.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/ef824b6330db9aa0eb8c46f68ed909cf.jpg

16/6/2020