Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Gepeea realiza atividades com alunos em Alter do Chão

13 de Abril de 2018 às 16:43

Resíduos Sólidos e o Papel da Educação Ambiental. Estes são aspectos principais das ações do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea), neste ano de 2018. Com esse enfoque, o Gepeea realizou palestra interativa e oficina com resíduos sólidos para alunos do ensino básico, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), na manhã do último dia 7 de abril.

A atividade, intitulada Práticas de educação ambiental com resíduos sólidos: uma aprendizagem do dia a dia, foi destinada às crianças e aos adolescentes que integram o Projeto Leitura para a Vida em Alter do Chão, vinculado ao Grupo HISTEDBR/Ufopa. O objetivo principal foi estimular a sensibilidade e a consciência ambiental das crianças e adolescentes, visando ao cuidado e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, fazendo com que ajudem a promover novos comportamentos e atitudes responsáveis, na condução e redução destes resíduos, além da correta destinação dos mesmos.

O Gepeea

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) é interdisciplinar, consolidado desde 2016. Está ligado ao Curso de Geografia, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). É formado por professores e alunos do Iced, e também do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), assim como por alunos da Universidade Paulista (Unip)/Santarém.

O Gepeea tem como objetivo principal estabelecer um estreitamento da academia com a sociedade do Oeste paraense, desenvolvendo ações de educação ambiental que promovam a sensibilidade e consciência ambiental para a obtenção da qualidade do meio ambiente amazônico.

As atividades do Grupo destacam ações de educação ambiental no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, nas escolas, na universidade e nas comunidades.

Atividades programadas para 2018

De acordo com o planejamento do Grupo, no mês de junho, dias 4 e 5, haverá uma programação alusiva ao Dia Internacional do Meio Ambiente com realização de palestra, mesa-redonda e rodas de conversa. Em julho haverá Oficina de Produção de Mapas de Pesquisa. Em agosto acontecerá Oficina de Produção de Sabão e Sabonetes a partir de resíduos de óleo de cozinha, na Resex Arapiuns, em parceria com o Projeto Saúde Alegria. Também está previsto um encontro com os representantes de Bairros de Santarém, Cooperativas e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém. Em novembro, haverá a II Amostra de Trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelo Grupo.

Comunica/Ufopa

13/4/2018