Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Universidade Federal do Oeste do Pará

Gepeea realiza atividades com alunos em Alter do Chão


13 de Abril de 2018 às 16:43

Resíduos Sólidos e o Papel da Educação Ambiental. Estes são aspectos principais das ações do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea), neste ano de 2018. Com esse enfoque, o Gepeea realizou palestra interativa e oficina com resíduos sólidos para alunos do ensino básico, em Alter do Chão, distrito de Santarém (PA), na manhã do último dia 7 de abril.

A atividade, intitulada Práticas de educação ambiental com resíduos sólidos: uma aprendizagem do dia a dia, foi destinada às crianças e aos adolescentes que integram o Projeto Leitura para a Vida em Alter do Chão, vinculado ao Grupo HISTEDBR/Ufopa. O objetivo principal foi estimular a sensibilidade e a consciência ambiental das crianças e adolescentes, visando ao cuidado e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos, fazendo com que ajudem a promover novos comportamentos e atitudes responsáveis, na condução e redução destes resíduos, além da correta destinação dos mesmos.

O Gepeea

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) é interdisciplinar, consolidado desde 2016. Está ligado ao Curso de Geografia, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). É formado por professores e alunos do Iced, e também do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), assim como por alunos da Universidade Paulista (Unip)/Santarém.

O Gepeea tem como objetivo principal estabelecer um estreitamento da academia com a sociedade do Oeste paraense, desenvolvendo ações de educação ambiental que promovam a sensibilidade e consciência ambiental para a obtenção da qualidade do meio ambiente amazônico.

As atividades do Grupo destacam ações de educação ambiental no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, nas escolas, na universidade e nas comunidades.

Atividades programadas para 2018

De acordo com o planejamento do Grupo, no mês de junho, dias 4 e 5, haverá uma programação alusiva ao Dia Internacional do Meio Ambiente com realização de palestra, mesa-redonda e rodas de conversa. Em julho haverá Oficina de Produção de Mapas de Pesquisa. Em agosto acontecerá Oficina de Produção de Sabão e Sabonetes a partir de resíduos de óleo de cozinha, na Resex Arapiuns, em parceria com o Projeto Saúde Alegria. Também está previsto um encontro com os representantes de Bairros de Santarém, Cooperativas e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Santarém. Em novembro, haverá a II Amostra de Trabalhos de pesquisa e extensão realizados pelo Grupo.

Comunica/Ufopa

13/4/2018

Notícia em destaque