Ultima atualização em 17 de Maio de 2022 às 16:26

Gestores das unidades administrativas participam de planejamento integrado com a Reitoria

A ação visa a promover a integração de diversos setores da Universidade para a construção coletiva do Plano de Gestão da Ufopa 2022-2026.

Na sexta-feira, 13 de maio, a Gestão Superior da Ufopa promoveu mais uma ação de planejamento integrado ampliado com a participação dos pró-reitores e diretores das unidades administrativas e órgãos suplementares. O objetivo foi avançar no debate e na construção coletiva do Plano de Gestão da Ufopa 2022-2026, por meio da discussão e definição das iniciativas estratégicas, dos produtos a serem entregues e dos indicadores de avaliação.

“Esse planejamento integrado com os pró-reitores e os diretores das unidades administrativas e órgãos suplementares faz parte da nossa organização e elaboração do nosso Plano de Gestão para os próximos quatro anos na Ufopa”, afirma a vice-reitora da Ufopa, Solange Ximenes. “As nossas equipes estão reunidas, discutindo as principais propostas e fazendo o alinhamento interno, porque há ações que envolvem mais de uma unidade administrativa”.

“O nosso objetivo é estarmos com o Plano de Gestão pronto até o dia 8 de junho para apresentar ao Conselho Superior como um pacto interno institucional com expectativas de entrega, prazos, metas e indicadores para que cada equipe consiga direcionar o seu trabalho”, explica a reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier. “Sabemos que o Plano de Gestão vai ser uma grande base também para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deve começar a discussão esse ano, e assim tornar o trabalho do PDI também mais fluido”.

De acordo com a reitora, a fase de planejamento começou em janeiro deste ano, com a visita a todas as unidades acadêmicas e campi. “Primeiro nos reunimos com os conselhos das unidades, levantando as demandas que os nossos cursos precisam para a plena execução de suas atividades, e, em abril, começamos as reuniões com os novos pró-reitores”, explica. “Após essa etapa de planejamento, vamos ter uma nova rodada com os diretores de unidades acadêmicas e campi e um último encontro com todos juntos”.

Planejamento: “Estamos realizando este ciclo de reuniões de planejamento integrado para a Gestão Superior”, explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Cauan Ferreira Araújo. “Realizamos reuniões de janeiro a março, junto às unidades acadêmicas e, no dia 20 de abril, realizamos na Fazenda Experimental uma primeira reunião de planejamento integrado, já com a primeira versão do Plano de Gestão”.

Segundo o pró-reitor, o Plano de Gestão é oriundo da construção coletiva com os gestores e servidores das unidades administrativas e acadêmicas e órgãos suplementares, a partir da plataforma de propostas das candidatas eleitas. “Essa estratégia do Plano de Gestão como direcionador dos nossos acordos de trabalho é algo que já vinha sendo desenhado, delineado, pelas professoras Aldenize e Solange, já no período logo após a eleição. A gente já entendia que havia essa necessidade de formalizar as nossas intenções de trabalho em um mecanismo de planejamento único, com iniciativas estratégicas, produtos a serem entregues, prazos de entregas e indicadores para que a Reitoria, via Proplan, consiga acompanhar o ritmo de entrega das unidades administrativas como um todo”.

De acordo com o pró-reitor da Proplan, o trabalho conjunto entre unidades vem fomentando a cultura de planejamento na instituição. “Esse processo de construção de um plano de gestão é algo inédito na Universidade, e o próprio processo de planejamento conjunto entre unidades vem trazendo um aprendizado”. Quanto ao processo de planejamento integrado, o professor observa que há um ganho no entendimento da própria ferramenta do Plano de Gestão, que é, fundamentalmente, um acordo de trabalho entre os entes da universidade.

Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

17/05/2022

Reunião de Planejamento Integrado Ampliado. Foto: Comunicação/Ufopa.