Ultima atualização em 21 de Novembro de 2019 às 11:57

I Encontro Feijão Manteiguinha vai debater indicação geográfica e tecnologia

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRN) e Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o "I Encontro Feijão Manteiguinha: Indicação Geográfica, Ambiente & Tecnologia" ocorrerá no próximo dia 11 de novembro, na Unidade Rondon/Campus Santarém e terá apoio institucional do Fórum Técnico de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas do Estado do Pará.

Sob a coordenação da Profa. Patrícia Chaves, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), o encontro vai reunir, entre outros nomes: a agrônoma Márcia Tegore (Sedap); Péricles Carvalho (Sebrae/PA); e os agricultores Antonio Edmilson Pinto e Gracivane Rodrigues, da comunidade Tapará Grande; além de pesquisadores da Ufopa. "O objetivo deste evento é colocar em pauta o potencial do feijão-manteiguinha de Santarém para obtenção de indicação geográfica junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o que agregaria valor aos produtores locais deste feijão na comercialização do mesmo", afirmou Patrícia Chaves.

A professora chamou a atenção também para outras questões importantes a serem tratadas durante o encontro: "Dizem respeito aos fatores agronômicos relacionados ao cultivo do feijão-manteiguinha, como pragas, irrigação e manejo, bem como a fatores tecnológicos que permitam o dimensionamento de tais áreas de cultivo com tecnologias modernas como o uso de drones e redes neurais. Por fim, o evento abordará a importância do feijão-manteiguinha em ecossistemas de várzeas, sobretudo como forma de fixação do homem no campo", concluiu.

Confira a programação completa aqui.

Serviço: I Encontro Feijão Manteiguinha: Indicação Geográfica, Ambiente & Tecnologia

• Data: 11/11/2019
  • Hora: 9h
  • Local: Unidade Rondon

As inscrições podem ser feitas no local e dia do evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/e0ea05810c238c485febd17ef3cfaa38_0vwaZuL.jpg

Comunicação Ufopa

17/10/2019