Ultima atualização em 13 de Outubro de 2022 às 18:10

I Expo GeoMinas será no sábado (15) no Campus Juruti da Ufopa

Ação de popularização das Geociências e Engenharia de Minas, evento visa a contribuir com a disseminação do conhecimento na área de Ciências da Terra.

Os cursos de Geologia, Geofísica, Ciências Atmosféricas e Engenharia de Minas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promovem neste sábado, 15 de outubro, em Juruti (PA), a primeira edição da Expo GeoMinas, ação de popularização das Geociências e Engenharia de Minas. Aberto ao público, o evento ocorrerá a partir das 9 horas no Campus Juruti da Ufopa, situado na Rua Vereador José de Sousa Andrade, nº 98, Bairro São Marcos.

A Expo GeoMinas contará com três stands abertos à visitação pública: “Espaço de Geologia”, com exibição de rochas e minerais; “Realidade Aumentada – Caixa de Areia”, que possibilita, através de uma experiência prática, conhecer o comportamento topográfico do solo; e “Precisamos mesmo de mineração?”, que visa a mostrar o porquê de a atividade de mineração ser necessária. Também serão realizadas outras atividades, como um minicurso sobre produção de tijolo ecológico, às 9h30; e uma oficina de fabricação com resíduos de obras de origem mineral, a partir das 14 horas.

A Expo GeoMinas visa a contribuir com a educação em Ciências da Terra, mostrando à população jurutiense e aos alunos da educação básica como os minerais e minérios estão presentes no dia a dia. Além de disseminar informações sobre as áreas de atuação das Geociências e Engenharia de Minas, o evento visa a proporcionar a integração entre a Universidade e a comunidade, divulgando as pesquisas desenvolvidas pela Ufopa nessa área de conhecimento.

Programação – A Expo GeoMinas também terá uma programação acadêmica especial, voltada aos estudantes da região. Pela manhã, a partir das 10h30, serão realizadas as palestras “Mineração e Meio Ambiente”, com o superintendente de Meio Ambiente da Alcoa Juruti, Ruberval Júnior; e “Geofísica”, com a professora da Ufopa Cíntia Rocha da Trindade.

À tarde, a partir das 15 horas, haverá uma entrevista ao vivo com o supervisor das áreas de Geologia e dos laboratórios físico e químico da Alcoa Juruti, Clodoaldo Castro. Às 16 horas, ocorrerá a mesa-redonda “Oportunidades de negócios minerários para Juruti e região”.

Confira a programação completa AQUI.

A Expo GeoMinas em Juruti é uma ação de extensão promovida pela Ufopa, por meio do curso de Engenharia de Minas, coordenado pelo professor Michael José Batista dos Santos, em parceria com os projetos “Popularização das Geociências” e “Geofísica no Cotidiano”, coordenados, respectivamente, pelas professoras Erica Cabral e Cíntia Rocha da Trindade, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e apoio da Alcoa Juruti.

Matéria relacionada:

13/10/2022