Ultima atualização em 18 de Julho de 2019 às 15:26

I Pedalada da Ufopa promove integração da comunidade em Conexão com a Amazônia

A I Pedalada da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizada ontem, 14, reuniu mais de 150 participantes, entre ciclistas e grupo de apoio, que seguiram de Santarém a Alter do Chão. A programação esportiva integrou a comunidade interna da Ufopa e a comunidade externa, promovendo o esporte como prática de saúde. Foram, aproximadamente, duas horas e meia de prova, desde a saída até a chegada dos últimos ciclistas à vila balneária.

Um dos participantes foi Evaldo Ribeiro, acadêmico de Geofísica da Ufopa. Ele destacou a importância interativa do evento, principalmente em pedalar com segurança até Alter do Chão, sendo uma experiência pessoal inédita. “Desde que comprei minha bike melhorou muito a minha vida. É realmente muito estimulante, inclusive, dá para se locomover para qualquer lugar aqui em Santarém, tudo é perto. Foi a melhor coisa que eu fiz. Eu vejo que Santarém está crescendo com o número de ciclistas, o que é ótimo para a saúde e para o meio ambiente”, falou Evaldo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/782e161bb38005af2c5875e10ef1fe86.JPG

Professora Kariane Nunes também foi pedalando a Alter do Chão. Ela destacou que o evento é de grande importância, tanto  pelo aspecto da educação no trânsito quanto pela saúde. “É uma programação excelente. Também é um momento de confraternização entre os servidores, alunos e o público em geral. Só tenho a agradecer à organização e pedir que realizem mais eventos como esse para que a gente possa estar sempre envolvida em atividades que, de fato, enaltecem a alma e o físico”, disse a professora.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) integrou a equipe de organização da pedalada. O acadêmico Igor Santos, presidente do DCE, também ressaltou a importância de a Ufopa possibilitar esse momento de integração entre a comunidade interna e a comunidade externa através do esporte, promovendo essa conexão com o meio ambiente. Segundo ele, outros eventos esportivos estão sendo programados.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/c94f5eafa7ac14f5f0424c654412bc72.JPG

Para o reitor da Ufopa, professor Hugo Diniz, essas ações de esporte trazem uma conexão muito forte entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. “Temos aqui muitos participantes que não são da universidade e isso é fantástico. Também é uma conexão com nosso espaço, onde nós vivemos, valorizando o nosso principal ponto turístico, que é Alter do Chão. Essa pedalada traduz muito aquilo que nós estamos defendendo para essa universidade”, frisou o reitor.

A diretora de gestão de pessoas da Ufopa, Gabriela Bianchi, destacou a participação da Associação dos Ciclistas de Santarém que deu apoio à coordenação do evento, sendo responsável pela logística, além dos agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito que acompanharam todo o percurso. Em Alter, na chegada dos ciclistas houve uma programação especial com café da manhã, atendimentos de saúde, sorteio de brindes e entrega das medalhas. Gabriela enfatizou o sucesso do evento e anunciou que no próximo ano haverá a segunda edição.

A I Pedalada da Ufopa, na temática do mês de julho, Conexão com a Amazônia, fez parte do ano de celebração do décimo aniversário da Universidade. Ainda neste ano, outra programação esportiva está confirmada: II Corrida da Ufopa. "Já convidamos a comunidade acadêmica e a comunidade externa para a segunda corrida da universidade que também vai comemorar os 10 anos da Ufopa, em dezembro", anunciou Gabriela Bianchi.

Confira mais fotos

15/7/2019