Ultima atualização em 6 de Maio de 2020 às 19:24

Ibef reúne parceiros e lança a campanha “Alimentando a Vida”

Produtos que irão fomentar a ação serão adquiridos da produção familiar e de povos e populações tradicionais. Arrecadação ocorre por meio de vaquinha virtual e transferência bancária.

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, aliado a outros parceiros, iniciou na sexta-feira, 24, a campanha “Alimentando a Vida”. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e promover a segurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade, devido à pandemia do novo coronavírus.

A campanha, que terá fluxo contínuo durante o período de ameaça da Covid-19, cumprirá a efetiva aquisição de alimentos cultivados pela produção familiar e por povos e populações tradicionais de Santarém. O resultado da compra será a distribuição, em forma de cestas agroecológicas, a quem estiver necessitando de alimentos. Os organizadores estão realizando o levantamento das famílias que serão beneficiadas.

Uma das coordenadoras da campanha e professora vinculada ao Ibef, Dra. Danielle Wagner, explicou que a ideia surgiu a partir da necessidade de ajudar a quem produz e a quem necessita consumir os produtos. “A pandemia mudou o comportamento para ambos os lados, ou seja, do produtor e do consumidor. Há privação de alimentos a quem não tem condições de comprá-los, e, do lado oposto, há os produtores que continuam produzindo, mas estão sem o fluxo da venda”.

De acordo com a professora Danielle Wagner, esses motivos envolvendo o cultivo dos alimentos e a falta de condições para adquiri-los impulsionaram a direção do Ibef a buscar parceiros com vistas à redução dos impactos já causados pela crise da pandemia. “A campanha tem como pano de fundo o abastecimento alimentar e sua produção na região. Muitas famílias enfrentam essas dificuldades, por exemplo, devido à suspensão das feiras onde seus produtos eram comercializados: a da agricultura familiar, que ocorria na Ufopa; a da feira orgânica, realizada na Emater; e a agroecológica, da Fase na Amazônia. A ideia é que possamos fortalecer as famílias ao mesmo tempo em que contribuímos com quem está enfrentando dificuldades para acessar os alimentos”.

Contribuição – Para que a campanha seja concretizada, os organizadores estão arrecadando recursos junto a toda a sociedade para que seja viável a compra dos produtos que irão compor a cesta agroecológica. As contribuições, em qualquer valor, podem ser feitas por meio de vaquinha (coleta) virtual (conta em construção) ou transferência bancária.

Os parceiros engajados nessa luta são: Emater-PA; Pastoral Social; Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra (Amabela); Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém (AMTRS); Associação de Moradores Produtores Agroextrativistas de Surucuá (AMPROSURT); Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Mojuí dos Campos/Flores do Campo; Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR); Associação Tapajós Orgânicos; Casa Familiar Rural de Santarém; e Casa Familiar Rural de Belterra.

Segundo a professora Danielle Wagner, as entidades citadas são as parcerias iniciais, mas a expectativa é de que, ao longo da campanha, novos parceiros possam surgir para fazer a ação gerar maiores resultados.

Colabore: Transferência Bancária:

• Banco do Brasil