Ultima atualização em 10 de Junho de 2021 às 10:04

ICS oferece atendimento psicológico gratuito a estudantes do instituto

O atendimento psicológico realizado pelo Instituto é mais uma das iniciativas de apoio aos alunos que a Universidade oferece

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa criou um grupo de terapia para atender a alunos que estejam enfrentando problemas psicológicos, principalmente os que tiveram situação agravada devido à pandemia de Covid-19. Por enquanto os atendimentos serão limitados aos alunos daquele instituto. O projeto foi idealizado a partir de diálogos entre docentes, técnicos e discentes e é conduzido por uma psicóloga. Os atendimentos se iniciaram no mês de maio deste ano.

Para fazer parte do grupo de terapia, os discentes dos cursos de Direito, Gestão Pública, Economia, Arqueologia e Antropologia devem entrar em contato com seus respectivos centros acadêmicos para ser inseridos no grupo.

A ideia leva em consideração o fato de o estudante, na maioria das vezes, não ter recursos para se alimentar corretamente ou pagar Internet, e muito menos ter condições de pagar por atendimento psicológico.

Na Ufopa, as aulas retornaram somente este ano e de forma remota. Os estudantes que estão conseguindo acompanhar as atividades se depararam com momentos difíceis, devido ao avanço tecnológico e de terem que se adaptar a isso de forma acelerada.

De acordo com o diretor do ICS, professor Jarsen Guimarães, foi uma reivindicação dos próprios discentes. "Após diálogo com representantes estudantis, professores e técnicos do instituto, foi verificada a necessidade de um acompanhamento mais de perto a esses discentes que passam por momentos de ansiedade, estresse e depressão".

Para a psicóloga Carise Pedroso, que faz os atendimentos no projeto, a terapia em grupo é uma abordagem importante para trabalhar com jovens. Segundo ela, "este é um grupo de autoconhecimento, em que a dor de um é reflexo do outro, e o melhor método de uma ação em grupo é você sentir, ver e perceber a dor do outro em você". Ela assegura ainda que neste processo de troca os alunos conseguem ver no outro razão para melhorar a saúde mental.

A estudante Luciana Nogueira, do curso de Gestão Pública, faz parte do grupo e enxerga com otimismo a iniciativa. "A pressão constante da vida adulta, a ansiedade e a depressão devem ser discutidas abertamente para que as pessoas entendam o que estão passando e assim possam buscar a cura". A estudante, que viu no projeto uma maneira de cuidar da saúde mental, tem expectativa de que a ideia possa ser multiplicada. "O projeto é um ato de coragem para mostrar o quanto somos seres frágeis — e tudo bem se formos, não temos que aguentar tudo sozinhos. Espero que ele seja exemplo para os demais institutos e que mais pessoas se encontrem e se curem".

Núcleo de Psicologia - Outro serviço voltado aos alunos, de graduação e pós-graduação da Ufopa, é o atendimento realizado pelo Núcleo de Psicologia da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Nupsi/Proges). Há duas modalidades ofertadas: atendimentos individuais e em grupo. Por conta da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados de forma remota. Para saber como solicitar, acesse o site da Proges.

Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do projeto

09/06/2021. Atualizada em 10/06/2021