Ultima atualização em 12 de Julho de 2019 às 12:29

II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará discute direitos humanos na era das fake news

Organizada pelo Arquivo Central da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará realizada nos dias 4 e 5 de julho de 2019, no auditório da Unidade Rondon, Campus Santarém. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento discute o tema “Direitos Humanos e Direito à Verdade na era das Fake News”. O evento integrou a programação alusiva à 3ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

A programação de abertura da conferência, no dia 4, teve a participação da Pró-reitora de Gestão Estudantil, professora Lidiane Leão, representando a reitoria, do coordenador do Arquivo Central, Sérgio Fredrich, e do coordenador do curso de História, professor André Dioney Fonseca, que proferiu a palestra "Direitos Humanos e direito à verdade na era das fake news".

Na mesa de abertura, o coordenador do Arquivo Central destacou a importância de se discutir no ambiente acadêmico o arquivamento de informações no âmbito dos direitos humanos, considerando o papel das instituições na construção do conhecimento. Professora Lidiane destacou que as notícias falsas afertam o direito assegurado a informações verídicas, ocasionando, inclusive, problemas de saúde com a propagação de informação erradas sobre certas doenças e possíveis tratamentos.

Durante a palestra, professor André apontou que as fake news são narrativas que falseiam a realidade, construídas a partir de “jogos de linguagem” e elementos semióticos que distorcem os fatos. O historiador destacou ainda os malefícios das fakes news para a democracia. “Todos os estados totalitários são constituídos em fake news”.

Na sexta-feira, 5, houve uma mesa redonda "Os Desafios da Informação na Era da Fake News", da qual participou um de jornalistas: Maria Lúcia Morais, Albanira Coelho e Rosa Rodrigues da Coordenação de Comunicação da Ufopa; Jota Ninos, do Fórum de Santarém; e Gustavo Campos, do Sistema Tapajós de Comunicação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/1a4403b52f0a60e6c95b4d776544efcc.jpeg
Jornalistas falando sobre Os Desafios da Informação na Era da Fake News

O evento ainda teve exibição de documentários e palestras discutindo a temática que envolve a disseminação de notícias falsas, principalmente pela internet.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/42a784456a27226fc8b901b04ded908f.JPG
Participantes do evento

Confira a programação atualizada aqui

Serviço: II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará

• Tema: “Direitos Humanos e Direito à Verdade na era das Fake News”
  • Data: 4 e 5 de julho de 2019
  • Local: Auditório da Unidade Rondon, Campus Santarém.

25/6/2019, atualizado em 5/7/2019.

Abertura da II Conferência de Arquivos do Oeste do Pará Fotos: Maria Lúcia Morais