Ultima atualização em 9 de Agosto de 2018 às 18:37

II Encontro de Aquicultura e II Epaqui encerram-se nesta sexta

Encerram-se nesta sexta-feira, 10, o II Encontro de Aquicultura do Oeste do Pará e o II Encontro para Produtores sobre Técnicas Alternativas em Aquicultura (Epaqui). Os dois eventos estão ocorrendo, simultaneamente, desde a segunda-feira, 6, na Unidade Rondon, Campus da Ufopa em Santarém.

Participam do encontro professores e pesquisadores de diversas instituições como Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Embrapa, além de representantes de órgãos da pesca e aquicultura dos municípios de Santarém, Monte Alegre, Belterra e Alenquer. A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Aquicultura do Baixo Amazonas, vinculado à Ufopa.

No primeiro dia, na abertura do evento, houve uma mesa-redonda na qual foram apresentadas sugestões que devem contribuir para o avanço do setor na região. Houve ainda um minicurso voltado para a qualidade da água usada na aquicultura.

No segundo dia, uma das palestras sobre inovações tecnológicas para produção de pirarucu foi ministrada pelo Prof. Dr. Manuel Furtado Neto, da UFC. Também houve palestra sobre aspectos metabólicos do crescimento do tambaqui, proferida pelo Prof. Dr. Domingos Diniz; a Profa. Dra. Marcella Radael, diretora do Campus da Ufopa em Monte Alegre, proferiu palestra co o tema "Piscicultura ornamental: perspectivas e mercado".

Os dois encontros contam com participação significativa de público formado por estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, profissionais, produtores e demais pessoas da sociedade civil interessadas na produção de organismos aquáticos.

Encerramento – Nesta sexta, a programação inicia-se às 9h com a palestra do biólogo e gerente da Estação de Piscicultura Santa Rosa/SEDAP, Zacarias Marques de Oliveira, sob o tema “Panorama da Aquicultura”, seguida de mesa-redonda que irá abordar a “Aquicultura na Amazônia: avanços e perspectivas”, com a participação do mesmo biólogo, além do Prof. Dr. Manuel Furtado Neto, da UFC, e do Prof. Dr. Luciano Jensen Vaz e Profa. Dra. Suzete Roberta da Silva, ambos da Ufopa. O encerramento dos dois eventos está marcado para as 11h30.

Confira aqui a programação.

9/8/2018