Ultima atualização em 21 de Janeiro de 2019 às 18:27

II Seminário de Direito à Cidade começa dia 30 em Santarém

Com o tema “Cidades e bem-viver na Amazônia”, o II Seminário de Direito à Cidade ocorrerá no período de 30 de janeiro à 1º de fevereiro de 2019, na unidade Rondon, Campus de Santarém da Ufopa. O objetivo do evento é compreender como o bem-viver, em seus aportes teóricos e práticos, está presente na realidade das cidades amazônicas.

Organizado pelo grupo de pesquisa “Direito à Cidade”, vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o Seminário será um espaço de troca de trabalhos acadêmicos realizados a partir do norte do Brasil, bem como de aproximação entre os saberes produzidos nas universidades e fora delas, privilegiando ainda as experiências dos diversos sujeitos coletivos que reivindicam o direito à cidade.

O evento contará com a participação dos seguintes convidados: Beatriz Abreu do Santos, Mestra em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (Unb); Bruno Soeiro Vieira, professor da Universidade da Amazônia (Unama) e Coordenador do Instituto Brasileiro do Direito Urbanístico (IBDU); e Helena Coelho, doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Co-coordenadora da Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP-UFMG).

As inscrições estão sendo feitas nas seguintes categorias: até 30 de janeiro o investimento para estudantes de graduação é de R$10,00 e profissional de R$ 20,00; e movimentos sociais até 29 de janeiro, com gratuidade.

Direito à Cidade - O grupo de pesquisa “Direito à Cidade” iniciou suas atividades no ano de 2017 no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa. Coordenado pela docente Ana Beatriz Reis, do curso de Direito do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional, o grupo é uma construção coletiva dos alunos de Gestão Pública, com a participação de discentes da Antropologia, Arquitetura, Direito e Arqueologia. Os encontros do grupo de pesquisa são realizados uma vez por semana com leituras de textos sobre a questão urbana, bem como atividades empíricas.

Para mais informações e inscrição acesse o site do evento: https://direitoacidade2sem.wixsite.com/gdac

Serviço: II Seminário de Direito à Cidade

Data: 30 de janeiro à 1 de fevereiro de 2019