Ultima atualização em 3 de Março de 2020 às 09:27

Educanorte debate ações do primeiro doutorado em Educação com características amazônicas

No período de 26 a 28 de fevereiro foi realizado, no auditório da Unidade Rondon da Ufopa, em Santarém, o II Seminário Integrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (Educanorte). O evento teve o objetivo de avaliar o processo seletivo e o perfil do primeiro curso de doutorado em Educação em rede cooperativa. O Educanorte é composto por nove instituições e 40 professores da região amazônica.

De acordo com a coordenadora-geral do programa, Profa. Dra. Dinair Leal, a importância do encontro, que já teve edições realizadas em Belém e Manaus, é fundamental para a formação de doutores em educação e que estejam alinhados com a realidade de cada região na Amazônia. “Estamos formalizando a formação de doutores para a região amazônica, ao mesmo tempo em que apresentamos proposta curricular com uma unidade, não esquecendo as especificidades de cada estado como Acre, Pará, Amazonas, Rondônia e Roraima. Trabalhamos o desenvolvimento social da região, que sempre foi muito negligenciada diante dos programas nacionais, centrais de formação de mestres e doutores”.

A coordenadora também reforçou que o programa está trazendo capilaridade à formação de doutores altamente capacitados para pesquisar e apresentar propostas alternativas de intervenção no processo educacional, buscando sempre a qualidade da educação na Amazônia.

Durante o seminário foram debatidas as articulações das ações administrativas e pedagógicas para o início das aulas, além de encaminhar as condições concretas para o curso, como salas especiais, espaços específicos, disciplinas deste ano letivo, entre outros fatores.

Recentemente, foram selecionados 144 alunos para cursar o doutorado em Educação; eles estão distribuídos em todas as universidades que fazem parte da rede. “Estamos desde 2019  organizando uma estratégia de trabalho de gestão pedagógica, com realização de seminários integradores. Fizemos um em Belém, outro em Manaus e este em Santarém, tratando sempre a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento regional”, reforçou a professora Dinair.

Em Santarém, o coordenador do polo Educanorte é o Prof. Dr. Anselmo Colares, lotado no Instituto de Ciências da Educação (Iced).

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/7226e74e19ece9594515ceeadd19b2d0_A3qa0Aa.jpeg
Mesa de abertura do II Seminário Integrado do Educanorte, 26/2/2020. Foto: Divulgação.

2/3/2020