Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 24 de Fevereiro de 2021 às 11:02

III Fecitba aborda ciência para crianças e adolescentes


A III Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba) ocorrerá de 23 a 27 de fevereiro. Realizado pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o evento terá uma programação diversificada de palestras, minicursos, exposições e premiações com transmissão on-line.

O evento tem o objetivo de estimular o gosto pelas ciências e tecnologias educacionais, além de contribuir com melhorias para o ensino e aprendizagem da ciência na educação básica. Dentre os assuntos abordados por especialistas convidados, há a alfabetização científica, ensino de ciências para pessoas com deficiência, experimentos científicos que podem ser feitos em casa e astronomia na educação.

Haverá dois minicursos voltados para professores do ensino básico: “Saberes pedagógicos na perspectiva do ensino remoto emergencial” e “Genial.ly como recurso para o ensino remoto emergencial”, a ser ministrados nos dias 26 e 27, respectivamente. Para os minicursos, é preciso inscrever-se até o dia 23 pelo site. As inscrições são gratuitas.

Durante todo o evento, também é possível acompanhar as exposições virtuais. A IX Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa traz quatro projetos sobre iniciativas de melhoramento em plantios, em homenagem aos 10 anos do clube. Outros 24 projetos de investigação de estudantes de Santarém, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná serão apresentados. Destes, os vinte mais bem avaliados serão contemplados com bolsas de iniciação científica para dar apoio à continuidade das investigações.

Outra exposição é a do I Concurso de Desenhos, com o tema “Ciências da Natureza no dia a dia”, que conta com 98 desenhos de crianças e adolescentes. No dia 27, serão anunciados os vencedores das premiações dos melhores projetos de investigação e do Concurso de Desenhos.

Toda a programação é aberta ao público e pode ser acompanhada pelo canal do evento no YouTube.

Acesse o site do III Fecitba para ver a programação completa e realizar inscrição nos minicursos.

As exposições de trabalhos e desenhos estão abertas à visitação no site do CPADC.

Comunicação/Ufopa

22/02/2021

Notícia em destaque