Ultima atualização em 2 de Outubro de 2019 às 13:29

III Seminário de Dissertações em Andamento apresenta 24 comunicações orais

Com o tema “Desenvolvimento de Pesquisas na Amazônia” prossegue nesta quarta-feira, 2 de outubro, o III Seminário de Dissertações em Andamento”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

No período de 30 de setembro a 2 de outubro serão apresentadas 24 comunicações orais (turma de 2019) e uma defesa de dissertação (turma de 2018) sobre temas distribuídos em três linhas de pesquisa: História, Política e Gestão Educacional na Amazônia; Conhecimento e Formação na Educação Escolar; Formação Humana em Contexto Formais e não Formais na Amazônia.

Último dia - Seguem nesta quarta-feira, 2, as comunicações orais. À tarde, no miniauditório HA1 do Instituto de Ciências da Educação (Iced), os coordenadores das linhas de pesquisa farão sínteses dos trabalhos, e os observadores externos exporão, por linha de pesquisa, suas impressões a respeito do seminário.

Coordenado pela professora Maria Lília Imbiriba Colares, o III Seminário é um espaço para apresentação e discussão dos trabalhos em andamento, no qual os estudantes de pós-graduação da Ufopa divulgam suas pesquisas. “O resultado do trabalho vai culminar com melhoria nas reflexões sobre a educação de um modo geral, aqui na região Oeste do Pará, pois temos pesquisas envolvendo vários municípios. Além disso, contamos com três avaliadores externos que vão ajudar a refletir sobre nossas ações no que diz respeito ao desenvolvimento dos projetos de pesquisa dos alunos de mestrado em educação”.

Os avaliadores externos são os docentes Dr. Sílvio Gamboa (Universidade de Campinas - Unicamp), Dra. Marilene Proença (Universidade de São Paulo - USP) e Dra. Rosimeire Costa Cruz (Universidade Federal do Ceará - UFC), que já esteve na Ufopa para outros eventos ligados à educação e fez questão de ressaltar a metodologia do III Seminário, que trouxe de volta os egressos do curso para atuarem como avaliadores: “O nosso programa de pós-graduação não tem uma etapa semelhante a essa; achei muito interessante e vou levar para lá. É muito positivo unir um egresso com alguém que está desenvolvendo uma pesquisa, visto que os estudantes se entendem bem, pois este, o egresso, está falando sobre uma experiência que acabou de viver”. Costa Cruz reforçou ainda que a ação resulta na valorização dos egressos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/4ce41236edfcf5fa04e9f72a86c16033.jpg
Professores avaliadores assistem a apresentação oral de dissertação em andamento.

O PPGE é coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto (Iced), o qual evidencia a importância do III Seminário para o PPGE: “Esse tipo de evento ajuda muito na consolidação e na qualificação dos projetos de pesquisa dos alunos, aproxima os grupos de pesquisa, permite maior conhecimento dos trabalhos que se desenvolvem entre nós mesmos e também amplia a divulgação". E enfatizou: "É, portanto, uma experiência muito rica e bem sucedida”.

Confira aqui a programação completa do III Seminário de Dissertações em Andamento da Ufopa.

Texto e fotos: Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

2/10/2019

Mestranda Leide Marques apresentou pesquisa da Linha Conhecimento e Formação na Educação Escolar.