Ultima atualização em 24 de Fevereiro de 2023 às 18:58

Inauguradas novas subunidades da Central Analítica da Ufopa

A Central Analítica da Universidade Federal do Oeste do Pará tem por finalidade proporcionar serviços de análises para usuários de áreas multidisciplinares do conhecimento.

Na última sexta-feira, 8 de abril, uma programação especial durante o Painel de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ufopa marcou a inauguração de duas novas subunidades da Central.

A Central Analítica apresenta como competências, entre outras coisas, a viabilização de infraestrutura para a execução de atividades técnico-científicas; desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em áreas multidisciplinares do conhecimento; prestação de serviços à comunidade científica da Ufopa em procedimentos de análises químicas, físico-químicas e biológicas; prestação de serviços à comunidade externa; além de possibilitar atualização e capacitação ao corpo técnico da Central Analítica acerca de procedimentos técnico-científicos, instalações e equipamentos.

A Central Analítica conta com três subunidades. A primeira, Central Analítica 1 – Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), já está em funcionamento com uma significativa atuação durante o período da pandemia da covid-19. Localizado no prédio do Núcleo Tecnológico Bioativos (NTB), o laboratório é responsável em realizar as coletas e testagem para o diagnóstico da covid-19 na comunidade acadêmica da Ufopa, prestando serviços à comunidade externa a partir de parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará e com as prefeituras dos municípios onde há campi regionais da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/e8c588d169dd91ce00bf6bcc9c79ace6.jpg
Laboratório de Biologia Molecular da Ufopa

Inaugurada na sexta-feira, a segunda subunidade é Central Analítica 2 – Bioativos, também localizada no NTB, sendo responsável por 15 laboratórios. Apresenta os objetivos de viabilizar infraestrutura para procedimentos em análises químicas, físico-químicas e biológicas de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em áreas multidisciplinares do conhecimento regularmente credenciadas na Rede Integrada de Desenvolvimento Humano da Ufopa (RIDH); prestar serviços à comunidade científica da Ufopa em procedimentos referentes a projetos não cadastrados na RIDH; prestar serviços à comunidade científica externa à Ufopa; e proporcionar capacitação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/83cce91695168925716d9eaf99298773.jpg
Espaços da Central Analítica 2

A Central Analítica 3 – Cluster Tapajós fica no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Ufopa e é composta de equipamento com arquitetura de sistema capaz de combinar vários computadores para trabalharem em conjunto. Esta unidade atua como centro tecnológico de computação científica aplicada e com alta capacidade de processamento e armazenamento de dados científicos, apoio à pesquisa e gestão multiusuária.

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/c96191fe3fbd71094f7e32a7d1ca39e8.jpeg
Registro da inauguração do Cluster Tapajós

As três subunidades da Central Analítica funcionam em espaços da Unidade Tapajós da Ufopa. Informações mais específicas sobre as Centrais Analíticas no site da RIDH.

O reitor da Universidade, Hugo Alex Diniz, disse que a inauguração das subunidades da Central Analítica representa a consolidação do esforço de 12 anos da Ufopa. “Temos essa culminância com a entrega desses espaços multiusuários com capacidade para fazer diversas análises especializadas com equipamentos que vão estar agora disponíveis para os nossos pesquisadores e, inclusive, para pesquisadores de fora, aumentando nossa capacidade de cooperação”, disse o reitor.

Segundo professor Hugo Diniz, as centrais analíticas são um sonho antigo que agora se tornaram realidade, consolidando os investimentos de infraestrutura dos últimos quatro anos, o que foi um dos grandes desafios da Universidade para a entrega desses espaços.

Para ele, também representa a inauguração de um novo momento, a partir da abertura de possibilidades para pós-graduação, pesquisa e inovação. “É o caminho que a Universidade apontou desde sua criação, e hoje estamos vendo essa realidade, graças ao empenho das nossas equipes, dos pesquisadores, técnicos e parceiros”, completou.

A aquisição dos equipamentos foi resultado de parcerias com a empresa pública Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de emendas parlamentares a partir da bancada parlamentar paraense no Congresso Nacional e de investimentos da iniciativa privada. Também se destacam as iniciativas de apoio do Governo do Estado do Pará a partir da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Sobre Painel de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ufopa

A programação do painel ocorreu durante todo o dia na sexta-feira, 8 de abril, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH).

Durante a manhã, houve palestras sobre o desenvolvimento de pesquisas na Ufopa, sobre o software Sciensh (sistema de apoio a gestão de pesquisa e inovação) e a inauguração da Central Analítica 2.

À tarde, foi realizada a palestra sobre aspectos jurídicos na incubação de projetos de pesquisa de servidores públicos e, em seguida, a inauguração da Central Analítica 3.

Acompanhe os vídeos das atividades:

Manhã: https://www.youtube.com/watch?v=Zh6dPVtoYEY

Tarde: https://www.youtube.com/watch?v=f9Bl2jPCJY0