Ultima atualização em 2 de Junho de 2021 às 20:46

Inovatec Sociobio: alunos podem inscrever-se para fomento a projetos de inovação tecnológica

Ufopa e TNC lançam edital de financiamento a pesquisas de inovação tecnológica

Foram abertas hoje e seguem até o próximo dia 24 de junho as inscrições do edital do Programa de Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica Inovatec Sociobio, destinado a estudantes de graduação de todas as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Terão prioridade estudantes indígenas, quilombolas e também de comunidades tradicionais, porém todos os estudantes de graduação dos diversos institutos poderão apresentar propostas.

Esta é uma ação desenvolvida pela Ufopa em parceria com a instituição The Nature Conservancy (TNC) por meio da Rede de Desenvolvimento Humano (RIDH). A TNC trabalha na proteção das águas e das florestas.

O Programa Inovatec Sociobio (Ufopa/TNC) objetiva apoiar trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e não indígenas, vinculados à Ufopa, “para desenvolver novas tecnologias e/ou produtos visando criar novos produtos e/ou agregar valor aos produtos e/ou serviços que contribuam para a sociobiodiversidade a partir de demandas provenientes de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais”.

Serão aceitas propostas que versem principalmente sobre: soluções tecnológicas que contribuam para facilitar a produção, coleta e comercialização de produtos da sociobiodiversidade; soluções de tecnologia social que fortaleçam o empreendedorismo coletivo em comunidades de povos indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas; soluções tecnológicas que fortaleçam o empreendedorismo de mulheres etc.

Confira o edital completo e também os documentos necessários para a submissão de propostas na página de editais da RIDH:

Notícia relacionada: Ufopa e TNC abrem consulta pública de edital de apoio a projetos de inovação tecnológica (05/05/2021)

Lenne Santos – Comunicação/Ufopa

24/05/2021, com atualização em 02/06/2021