Ultima atualização em 28 de Março de 2023 às 14:34

Inscrições abertas para o Projeto Iurupari/Grupo de Teatro da Ufopa

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e o Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa estão com inscrições abertas a interessados pela arte teatral e que queiram desenvolver atividades cênicas em 2023. A exigência é que o candidato tenha idade acima de 10 anos. As inscrições para os núcleos formativos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa já estão abertas e se encerram dia 20 de abril.

O projeto desenvolverá dois núcleos cênicos formativos, para diferentes turmas, conforme a idade e o interesse, sendo:

1. Núcleo de Crianças e Adolescentes – de 10 a 15 anos;

2. Núcleo de Jovens e Adultos – acima dos 16 anos.

As atividades de formação e inserção ao teatro do projeto serão desenvolvidas no Auditório Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, situados na Unidade Rondon, Campus Santarém da Ufopa. A previsão é que tais atividades se iniciem a partir de 22 de abril, em horários diferenciados para os respectivos núcleos:

• Aos sábados, das 8h às 12h, para o Núcleo de Crianças e Adolescentes

• Aos sábados, das 14h às 19h, para o Núcleo de Jovens e Adultos.

Os encontros iniciais serão realizados de forma presencial e visam a desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada um explore sua potencialidade e a coloque em prática com o grupo. Importante será identificar sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro.

Ainda serão pautados desenvolvimento de estudos, a partir de leituras dirigidas, de teóricos, dramaturgos, teatrólogos, dentre outros autores, acerca da formação de atores e atrizes e da produção artística cênica, criando um ambiente de debate, discussão e reflexão do exercício teatral, de seu envolvimento com a sociedade e desenvolvimento de produtos ao público em geral.

Inscrições – Até dia 20 de abril, os interessados podem fazer a solicitação com preenchimento de formulário digital no Google AQUI.

Além disso, o candidato deverá redigir uma carta de intenção, no formulário digital, que deve conter a resposta da pergunta: Porque fazer teatro no Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa?

Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas disponíveis (30 vagas para cada núcleo), será realizada uma seleção prévia dos inscritos para que seja mantido o preenchimento das vagas ofertadas. Os candidatos selecionados ou os que tiverem a inscrição indeferida, se houver, receberão o resultado por e-mail no dia 21 de abril, com informações acerca do primeiro encontro e se irá ocorrer de forma presencial ou virtual, além de um panorama do projeto.

As inscrições e participação de menores de 18 anos serão posteriormente validadas pelo preenchimento de “ficha/termo de autorização”, preparada pela equipe do projeto, que deverá ser assinada pelos pais e/ou responsáveis do participante.

Serviço: Projeto Iurupari – Grupo De Teatro

• Projeto com carga horária de 180 horas

• Período de realização: 22 de abril a 16 de dezembro de 2023

• Local: Auditório Wilson Fonseca e Espaço de Formação Cultural – Unidade Rondon/Campus Santarém da Ufopa