Ultima atualização em 24 de Agosto de 2022 às 15:26

Internacionalização: Ufopa recebe curso da Universidade de Quebec

Estudantes de pós-graduação em Ciências Ambientais da Ufopa, da Universidade de Brasília e da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM, Canadá) estão participando do curso UQAMAZONE-MASSA 2022, no período de 21 de agosto a 3 de setembro. Ofertado como disciplina interdisciplinar e colaborativa entre as universidades brasileiras e a canadense, o curso é desenvolvido em meio urbano, rural e natural na região de Santarém, Oeste do Pará.

Por ser ofertada de forma bilíngue — em português e francês —, a disciplina acolhe estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e do mestrado em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA), ambos da Ufopa, e também de várias nacionalidades. Durante a formação, esses estudantes podem conhecer, vivenciar e compreender melhor os ambientes biofísicos dos ecossistemas terrestres e aquáticos existentes na região, além de enfatizar questões socioambientais, como a necessidade de conciliar as noções de conservação e de desenvolvimento local e regional.

Corpo docente — Professores e palestrantes de diferentes disciplinas participam do curso, o que permite aos alunos familiarizar-se com aspectos econômicos, humanos e biofísicos da Amazônia brasileira e estudar as perspectivas de desenvolvimento sustentável que são intrínsecas a ela.

Talita Baena — Comunicação/Ufopa

24/08/2022

Estudantes de pós-graduação em Ciências Ambientais participam do UQAMAZONE-MASSA 2022.