Ultima atualização em 4 de Outubro de 2019 às 11:20

IV CBCTEM sediado na Ufopa atrai quase 400 participantes

Entre 2009 e 2015, o estado do Pará colheu cerca de 22 milhões de metros cúbicos de madeira legal em tora, gerando cerca de R$ 1,75 bilhão de dólares, em valores atualizados. Os dados foram apresentados durante a abertura do IV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCTEM), ocorrida na Unidade Tapajós/Campus Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na tarde desta quarta-feira, 2 de outubro. A programação segue até o sábado, 5 de outubro.

Da solenidade de abertura participaram, além do reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira, Dra. Franciane Andrade de Pádua; a diretora do Campus da UEPA em Santarém, Silvania Yukiko Lins Takanachi; a vice-diretora do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, Prof. Maria Lita; o representante da indústria madeireira, Altemir Schmidt; e o presidente do IV CBCTEM, Prof. Dr. Vítor Moutinho (Ibef).

Citando a participação do empresário Altermir Schmidt e de outros integrantes da indústria florestal e do setor produtivo, o reitor Hugo Diniz enfatizou esse tipo de parceria: “Eu assumi a Reitoria da Ufopa com a proposta de aproximação da Universidade com o setor produtivo, sem que isso signifique um afastamento das comunidades e dos movimentos sociais. A Universidade é um ente de interlocução entre os diversos atores da região, em especial todos aqueles que se ocupam do desenvolvimento sustentável da Amazônia”.

Conferências de abertura – A abertura oficial contou com duas palestras: "Inoversidade: A Universidade como ferramenta de inovação", proferida pelo Prof. Dr. Celson Lima (Instituto de Engenharia e Geociências - IEG); e "Biocosméticos Amazônicos: uma cadeia produtiva inovadora e sustentável a partir do aproveitamento de resíduos", proferida pela Profa. Dra. Kariane Nunes (Instituto de Saúde Coletiva - Isco).

Trabalhos apresentados – O IV CBCTEM registrou quase 400 trabalhos inscritos oriundos de vários estados do Brasil. A estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal (PPGEF) da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Rafaela Stang, desenvolve pesquisa com mais duas alunas do curso de graduação de Engenharia Florestal e apresentou a pesquisa “Qualidade morfológica das fibras de madeira Ochroma pyramidale (Cav. ex Lamb) para produção de celulose e papel”, espécie conhecida popularmente como pau-de-balsa. Os resultados preliminares dão conta de que “as fibras da madeira de Ochroma pyramidale de acordo com sua morfologia são consideradas boas segundo os índices e coeficientes para a produção de papel e celulose”, afirmou Stang.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/c6d747b0f5036872c8e51a5ba3418636.jpg
Estudantes expõem a pesquisa “Qualidade morfológica das fibras de madeira Ochroma pyramidale (Cav. ex Lamb)
para produção de celulose e papel”.

Diversidade da programação - Conferências temáticas, sessão de pôsteres, apresentações orais, oficinas e minicursos estão na programação. Entre os estados com maior número de participantes estão, em primeiro, o Pará, seguido por Minas gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/f91b2dd5067e72eb48613948ddf676d3.jpg
Espaço Cultural da Ufopa, ainda em construção, recebe apresentação de
banners, do IV CBCETEM

Atividades externas - Visita guiada à Floresta Nacional (Flona) do Tapajós e visita técnica a indústrias madeireiras amazônicas também estão previstas na programação, que se encerra na manhã de sábado, dia 5 de outubro.

Comunicação Ufopa

3/10/2019

Reitor Hugo Alex Diniz discursa durante abertura do IV CBCETEM (2/10/2019). Foto: Lenne Santos.