Ultima atualização em 19 de Novembro de 2018 às 10:05

Mais 600 atletas participam dos Jogos Internos da Ufopa 2018

Na quinta-feira, 15 de novembro, ocorreu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) a abertura dos Jogos Internos da Ufopa 2018. Os jogos envolvem mais de 600 atletas, acadêmicos e servidores de todas as unidades da Ufopa, inclusive dos campi de Óbidos, Juruti, Alenquer, Monte Alegre, Itaituba e Oriximiná.

As competições esportivas começaram logo após a cerimônia de abertura. Foram realizados jogos nos dias 15, 16, 17 e 18. As próximas etapas ocorrem nos dias 24 e 25 de novembro e nos dias 1º e 2 de dezembro, data do encerramento. As atividades começam às 9h, com exceção do dia 25 de novembro, quando começarão às 15 horas.

Os jogos são organizados pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), com o objetivo de estimular a prática do esporte, de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática esportiva.

Na cerimônia de abertura, a vice-reitora da Ufopa, professora Aldenize Xavier, falou em nome da reitoria. Ela destacou que as Universidades Públicas sempre foram fortes promotoras de políticas de incentivo ao esporte e lazer no Brasil e que na Ufopa não deve ser diferente. "Priorizamos investimentos nestas políticas por entendermos que as manifestações de esporte e lazer devem ser fortalecidas e incentivadas dentro de nossas políticas de desenvolvimento institucional, o que significa ser inserida em nossas proposta pedagógica, políticas de assistência estudantil, incentivo à permanecia, dentre outros", destacou a vice-reitora. Professora Aldenize reforçou que a administração superior da Ufopa assume a responsabilidade de ofertar e estimular a vivência da cidadania plena e que a prática esportiva é um dos caminhos para isso. "Entendemos que o esporte é um caminho para a emancipação, com uma forte influência na formação e educação humana, cidadã, que aguça a criticidade e criatividade de nossos discentes", acrescentou.

Os Jogos Internos da Ufopa são realizados com diversas modalidades esportivas: futsal, voleibol, handebol, futebol society, voleibol de praia, nas categorias masculino e feminino. Outras modalidades da competição são: futebol de campo, tênis de mesa individual, basquetebol e xadrez.

Além da sede da AABB, outros locais servem como espaço das competições: anexo Pérola (Unidade Amazônia) e Sesi.

14/11/2018, atualizado em 19/11/2018.

Foto: Vice-reitora Aldenize Xavier