Ultima atualização em 11 de Setembro de 2019 às 13:02

Salão de Extensão reúne comunidade acadêmica e parceiros na exposição de projetos

“Meu trabalho mostra como funciona o escoamento de água. Quando você liga a torneira, você tem um escoamento e isso tem muitas implicações na engenharia”. Essa foi uma breve explicação de um dos trabalhos apresentados durante o V Salão de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará, realizado ontem no prédio do Bloco Modular Tapajós (BMT). O acadêmico Alex Torres, do 6º semestre do curso de Engenharia Física, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), destacou a importância de a Universidade abrir espaços como esses para que os alunos e professores possam mostrar os trabalhos que os cursos desenvolvem.

O Salão, que faz parte da programação da Jornada Acadêmica 2019, foi realizado durante toda a segunda-feira, 9 de setembro, com exposições de trabalhos de extensão desenvolvidos em todos os institutos da sede, Santarém, e nos outros seis Campi da Ufopa. De Itaituba, por exemplo, foi apresentado o trabalho “Contribuição da Extensão Universitária no Desenvolvimento de Obras Púbicas”, desenvolvido pelo aluno Rodrigo Miranda e o professor Luamim Tapajós. O trabalho envolve o curso de Engenharia Civil no acompanhamento da obra de construção do prédio da Ufopa naquele município. “A proposta do trabalho é aproveitar a mão de obra que a gente tem, com professores que são engenheiros civis e alunos do curso que são formados em técnicas de edificação, para ajudar a destravar algumas situações que ocorrem referentes à obra”, disse o professor Luamim Tapajós, que também é o diretor do Campus de Itaituba.

Durante o V Salão de Extensão da Ufopa, foram apresentados cerca de cem trabalhos, envolvendo projetos referentes ao Programa Institucional  de Bolsas de Extensão (Pibex) e projetos de cultura e extensão.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/4853271948aa63cd89994301f3e57431.jpg
Exposição dos trabalhos de extensão

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, professor Marcos Prado, ressaltou que esta quinta edição do Salão de Extensão marca um momento muito importante para a Ufopa. Em agosto, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufopa aprovou a Resolução nº 301/2019, que regulamenta a inclusão da extensão universitária nos currículos de todos os cursos de graduação da Universidade. “Essa é uma normativa que a Ufopa está cumprindo, de acordo com o Plano Nacional de Educação, que vem, de forma especial, ocorrer agora no ano de 2019. Acreditamos que, com essa regulamentação, vamos ter um avanço significativo em toda a Universidade porque todos os nossos discentes necessitarão realizar atividades de extensão”. Professor Marcos ressaltou que isso é muito importante para a formação do aluno, porque este sai da Universidade muito mais consciente quanto ao mercado de trabalho e, principalmente, quanto ao seu papel social diante da sociedade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/9fa66ba985a04b8ca57cf237fe27e7d3.JPG
Pró-reitor Marcos Prado

As apresentações dos trabalhos foram acompanhadas pelos professores avaliadores, demais membros da comunidade acadêmica da Ufopa que participaram do Salão e estudantes do ensino médio, que também acompanharam as atividades.

Confira aqui os trabalhos apresentados durante o V Salão de Extensão da Ufopa.

Parceiros

Além dos projetos acadêmicos, parceiros participaram do Salão com divulgação de trabalhos, como as empresas juniores, Fazenda Experimental, Ouvidoria da Ufopa, Secretaria Municipal de Educação, entre outros.

Ações de orientação, repasse de informações e atividades de educação ambiental também marcaram o evento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/4ca37847fa638ed45d11b07ae13f197a.jpg
Exposição dos parceiros