Ultima atualização em 25 de Março de 2021 às 12:20

Labimol disponibiliza testagem para Covid-19 à comunidade acadêmica da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) disponibilizará a testagem molecular para o diagnóstico de Covid-19 a toda a comunidade acadêmica. Os procedimentos de testagem estão relacionados na Instrução Normativa nº 18, publicada no dia 22 de março pela Reitoria.

Os testes serão realizados pelo Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), que chegou a realizar mais de 7 mil testes do tipo RT-PCR de 21 municípios da região no ano passado.

A coleta da amostra será realizada mediante pedido médico. Caso o resultado seja positivo para Covid-19, a coleta poderá ser estendida aos familiares e indivíduos que tiveram contato físico com a pessoa infectada e que apresentem sintomas gripais.

O documento também prevê outras situações para solicitar o teste: realização de atividades presenciais por servidores que compartilhem o mesmo espaço físico; e realização de atividades de extensão e de pesquisa em unidades de conservação, em terras indígenas ou que exijam a permanência durante pelo menos cinco dias em ambientes confinados, como embarcações e alojamentos.

Como solicitar – O servidor, terceirizado ou discente deve enviar uma foto do pedido médico para o e-mail labimol@ufopa.edu.br, informando o primeiro dia de sintomas gripais. O solicitante receberá um e-mail de confirmação com a indicação de data, hora e local de coleta da amostra.

No momento da coleta, é necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de vínculo com a Ufopa (contracheque, crachá ou comprovante de matrícula, mesmo que eletrônico); pedido médico do exame para Covid-19; número do CPF; e número do cartão do SUS.

Acesse a Instrução Normativa nº 18.

24/03/2021