Ultima atualização em 23 de Março de 2022 às 09:44

Labimol intensifica testagem da comunidade acadêmica visando ao novo período letivo

Por causa do período letivo 2021.2, que começou nesta segunda-feira, 21 de março, o Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Oeste do Pará (Labimol/Ufopa) intensificou a realização do teste RT-PCR dos membros da comunidade acadêmica.

A ação de testagem vem sendo realizada desde março de 2021, com base na Instrução Normativa nº 18 da Reitoria. O procedimento visa a garantir a segurança dos membros da comunidade acadêmica no retorno gradual das atividades presenciais.

Alunos, professores, técnicos, terceirizados e pessoas que moram na mesma casa dos membros da comunidade acadêmica da Ufopa têm direito ao exame. No Campus Santarém, a solicitação deve ser feita enviando e-mail para labimol@ufopa.edu.br, a partir do qual é feito o agendamento. Podem solicitar o teste os que apresentem sintomas ou assintomáticos que tenham tido contato com pessoas positivas para covid-19. A coleta é realizada no prédio do NTB, na Unidade Tapajós da Ufopa, próximo ao Restaurante Universitário.

Testagem nos campi

O coordenador do Labimol, professor Marcos Prado, informou que a partir deste semestre haverá uma programação de testagem mais efetiva nos campi regionais da Ufopa. “Nós vamos reunir com os diretores dos campi para traçar uma estratégia conjunta de atuação do Labimol nesses municípios um pouco mais distantes de Santarém, para que a testagem também possa garantir a segurança desses servidores, alunos e terceirizados que atuam nos campi da Ufopa”, disse Prado.

Atualmente, as coletas nos campi regionais são realizadas em parceria com as prefeituras dos municípios e com o 9º Centro Regional de Saúde (CRS) da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Tendência de queda nos casos de covid-19

Professor Marcos Prado confirmou que os resultados dos testes RT-PCR, realizados pelo Labimol nas primeiras semanas do mês de março, reafirmam a tendência de queda no número de casos da covid-19 em Santarém e na região Oeste do Pará.

No entanto, afirma que é preciso a população ficar atenta porque a covid-19 continua presente na região. Entre os dias 1º e 18 de março, foram detectados 85 casos positivos de 351 exames realizados. Segundo professor Marcos Prado, esses registros são, principalmente, de pacientes internados em unidades hospitalares. “Então, não podemos baixar a guarda, temos que nos manter vigilantes, manter as medidas de higienização e a utilização de máscaras, seja em ambiente público ou em ambiente fechado, com o objetivo de dar segurança para o retorno das nossas atividades dentro dos espaços da Universidade Federal do Oeste do Pará”, alertou.

Matéria relacionada:

21/03/2022 atualizada em 23/03/2022