Ultima atualização em 7 de Junho de 2021 às 09:29

Labimol registra queda de 27% em casos positivos de Covid-19 no Oeste do Pará

Em dados comparativos entre os meses de março, abril e maio, o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) da Ufopa registou queda significativa nos casos positivos de Covid-19. Os números passaram de 68,2% para 40,6%. A queda foi de 27,6%. A maior redução foi registrada no município de Santarém.

De acordo com o coordenador do Labimol, professor Marcos Prado, “é possível perceber uma redução de casos de Covid-19 em praticamente todos os municípios do Oeste do Pará, especialmente Santarém, que chegou a registrar 70,5% de casos positivos no mês de março e passou para 36,1% no mês de maio”.

Segundo o coordenador, nas cidades de Juruti e, principalmente, Óbidos os números se mostram estáveis nos meses de abril e maio, o que requer atenção das autoridades. “É importante entender por que os números pararam de cair nesses dois municípios. É importante para tomada de decisão do poder público, em começar a observar o que pode estar ocorrendo nesses municípios, uma vez que têm proximidade cultural e geográfica com o estado do Amazonas”, alerta.

Durante três meses de 2021 (março, abril e maio), o Labimol realizou 4.616 testes, sendo 1.555 em março, 1.556 em abril e 1.505 em maio. Desses números, 2.517 testes tiveram resultados positivos, 2.095 negativos e 4 foram inconclusivos.

Em Juruti, os exames testados, no mesmo período, no Labimol somaram 112 casos positivos (15 em março, 31 em abril e 66 em maio). Já em Óbidos, foram 309 casos positivos, sendo 104 em março, 129 em abril e 76 em maio.

Para Marcos Prado, mesmo com apontamento da redução de casos positivos, é importante manter as medidas sanitárias de afastamento social, de uso de máscara e de álcool em gel. “Precisamos continuar mantendo as medidas preventivas para evitar a contaminação pelo vírus. No caso de Santarém, embora tenha registrado a redução de 36%, ainda assim é um número muito elevado”, concluiu.

O Labimol é um projeto que funciona em parceria com o 9º Centro Regional de Saúde da Sespa e conta com recursos da Ufopa e do Instituto Alcoa. Atualmente, o laboratório atende também a projetos de pesquisa da Universidade. Atuam na administração, além do coordenador Marcos Prado, o vice-coordenador, Prof. Gabriel Iketani, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), e os residentes do curso de Residência Multiprofissional do Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

02/06/2021