Ultima atualização em 1 de Fevereiro de 2021 às 18:49

Labimol retoma atividades e vai mapear cepas do vírus SARS-CoV-2 na região

O laboratório de Biologia Molecular (Labimol) deve retomar as atividades nos próximos dias; desta vez, irá funcionar nas dependências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A parceria entre a Ufopa e o Governo do Estado do Pará possibilitou a transferência dos equipamentos e a ampliação das atividades. Nesta terça-feira, 26 de janeiro, o governador do Pará, Helder Barbalho, visitou as futuras instalações do Labimol, na Ufopa, localizado no prédio da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH).

Ressaltando o papel estratégico da universidade na formação descentralizada por meio da ampliação da oferta de ensino superior na região, o governador Helder Barbalho falou sobre a continuidade da parceria: “Estamos retomando esta iniciativa, com investimentos no valor de R$ 1 milhão por parte do Governo do Estado, já não mais instalado de maneira improvisada no Hospital Regional, já agora aqui, no campus da Ufopa, para dar maior amplitude ao projeto. Professores, pesquisadores, cientistas da universidade poderão também pesquisar esta nova cepa advinda do Amazonas, que precisa de elucidações para facilitar as ações da atividade de saúde”.

Além de realizar testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19, o Labimol irá também mapear cepas do SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acuty Respiratory Syndrome Coronavirus 2) em circulação na região Oeste do Pará. Com essa parceria, vai ser possível triplicar o trabalho realizado no laboratório. Foi o que afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz. “Nesse momento de pandemia, essa sinergia entre as instituições é fundamental. Com essa parceria, vamos poder triplicar a nossa capacidade e a nossa velocidade de atendimento aos municípios do Oeste do Pará, além de possibilitar atividades acadêmicas, principalmente as de pesquisa”. O reitor falou ainda sobre novas parcerias para “além do diagnóstico, da pesquisa também para auxiliar na vacinação”.

Instalações do Labimol na Ufopa (26/1/2021)
Intalações do Labimol na Ufopa. Foto: Lenne Santos (26/01/2021).

“Para essa nova fase do Labimol nós vamos ampliar o atendimento para nossa comunidade acadêmica, disponibilizando a testagem, pois acreditamos que seja um instrumento fundamental de controle da pandemia. Vamos também triplicar o atendimento para os municípios da região”. O reitor finalizou destacando a possibilidade de intensificar as ações do Plano Emergencial de Enfrentamento da Pandemia (PAEM), em execução pela universidade.

Labimol – Parceria anterior firmada entre a Ufopa e o Governo do Pará possibilitou o funcionamento, até dezembro de 2020, do laboratório no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Durante esse tempo, o Labimol realizou 8 mil testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19 em pelo menos 20 municípios da região Oeste do Pará. A previsão é de que agora o Labimol realize 25 mil testes RT-PCR nos próximos seis meses.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

26/01/2021

Governador Helder Barbalho visita futuras instalações do Labimol na Ufopa. Foto: Lenne Santos (26/01/2021).